sábado, março 16, 2013

Deputado governista do PR afirma que “Estado tem crise profunda por má gestão”


O deputado estadual Kelps Lima afirmou ontem que o Estado do Rio Grande do Norte passa por uma crise profunda na prestação de serviço por má gestão em todos os setores. “O Estado tem crise profunda na prestação de serviço por má gestão em todos os setores”, afirmou o parlamentar, durante entrevista nesta manhã ao Jornal da Cidade, da FM 94. O deputado defendeu que o governo Rosalba Ciarlini “puxe o freio, dê o famoso cavalo de pau e ajuste a máquina com foco na gestão”, declarou.

“Eu não tenho experiência nem envergadura para dar conselhos para pessoas tão experientes politicamente, como os que hoje compõem o governo, mas a sugestão que eu dou é: profissionalismo no governo. Puxe o freio de mão, dê o famoso cavalo de pau e ajuste a máquina com foco na gestão. O estado tem uma crise profunda na prestação de serviço por má gestão, em todos os setores”, disse Kelps, reverberando um sentimento de que o governo está falhando na gestão do Estado.

Na última semana, diversas críticas foram feitas à forma de administrar do governo do DEM, encabeçado pela governadora, mas gerido pelo marido, o secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado. A mais alta das reclamações partiu do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, que classificou o estilo de governar do DEM de “centralizador, isolado e antidemocrático”. Ainda nesta semana, o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) disse que Rosalba deveria ter mais criatividade para solucionar os problemas do estado, e que ela deveria mudar o modelo de gestão estadual.

Antes dos aliados, a oposição, nas figuras dos deputados Fernando Mineiro (PT) e José Dias (PSD), bem antes, já havia chegado a essa conclusão. Segundo os oposicionistas, o governo Rosalba apresenta estilo “conservador” que “não dialoga com a sociedade”, além de “autocrático” e “fechado”. O resultado disso tudo não poderia ser pior para a sociedade: faltam políticas públicas norteadores em setores importantes, como juventude, turismo e desenvolvimento econômico.

Enquanto isso, os líderes políticos do Rio Grande do Norte criaram um conselho político para discutir a divisão de fatias do recurso público estadual, como, no caso, agora, as indicações para a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos, Saúde, Emater, Caern, DETRAN, e outros. Para Kelps, a pauta do conselho está errada. Em sua avaliação, os partidos precisam apresentar projetos setoriais.
“Eu acho que os grandes agentes públicos devem fazer o que estão fazendo: sentar, conversar, dialogar. Acho também que o governo tem que ser mais democrático. Mas a pauta não pode ser nome, a pauta tem que ser projeto”, defende o parlamentar. “Os partidos não podem levar nomes, até porque não falta nome bom nos servidores públicos do RN para assumir todas as pastas. A gente precisa é de projeto. A minha sugestão é que cada partido leve um projeto: está aqui o meu projeto, com começo, meio e fim, para desenvolver o estado nos próximos 15 anos. Cada partido deve levar isso”, afirmou. 

“Não me sinto preparado para assumir a pasta da saúde”

Ao ser abordado sobre sua possível indicação para a Secretaria de Saúde, Kelps Lima disse que não se sente preparado para ocupar o cargo. Ele confirmou que foi sondado, não pelo governo, mas por interlocutores, para ocupar a função. No entanto, disse que não assumiria a pasta. “Não me sinto preparado para assumir a pasta da saúde, porque não tenho estudado esse tema. É um tema que está na minha programação de estudo para este ano e eu não vou assumir algo que eu não estude, e eu estudo muito”, disse o deputado, ainda em sua entrevista.

“Eu não posso assumir a Secretaria de Saúde se eu não me sinto, nesse instante, preparado tecnicamente, não tenho como formar uma melhor equipe para tal. Agora, me sinto honrado com a especulação em torno do meu nome e, de fato, alguns amigos, com o intuito de ajudar o estado, me sondaram, mas essa sondagem não foi oficial. Eu nunca estive com ninguém da cúpula política, administrativa do atual governo, para conversar este tema ou qualquer outro”, completou o parlamentar, que também está sendo cotado para a Secretaria de Recursos Hídricos do governo do Estado.

A Saúde está sendo gerida pelo médico Isaú Gerino, mas a pasta vem sendo posta como possível moeda de troca de apoio pelo conselho político da governadora Rosalba Ciarlini. Contudo, diante do “abacaxi” que se tornou administrar o setor, tem sido difícil encontrar quadros. O ex-prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rego (DEM) foi cotado, mas não aceitou. Leonardo seguiu o conselho político do pai, o deputado estadual Getúlio Rego (DEM), líder do governo na Assembleia Legislativa. Segundo Getúlio, se Leonardo quiser mesmo seguir carreira de deputado estadual, melhor ficar longe da Saúde estadual.

O conselho político do governo do Estado, formado pelos líderes do DEM, Rosalba Ciarlini e José Agripino, do PMDB, Henrique Alves e Garibaldi Filho, e do PR, será neste sábado, em Natal, na residência do senador Agripino. Kelps torce que as mudanças sugeridas melhorem o governo. Ele diz que exercendo a função de deputado vai colaborar cotidianamente.

Betinho cede e Rosalba também entregará os R$ 72 milhões do Programa do Leite para o PMDB

O deputado federal Betinho Rosado (DEM) cedeu e o governo entregará a Emater, com o seu Programa do Leite, que custa R$ 72 milhões, ao PMDB, juntamente com a pasta de Agricultura e Recursos Hídricos, conforme noticiado por O Jornal de Hoje na semana passada. O diretor-presidente da Emater, Ronaldo Cruz, já foi comunicado. Ele deverá ir para Brasília, trabalhar no gabinete do parlamentar do DEM.

As últimas resistências junto ao secretário-chefe do Gabinete Civil, que coordena a parte política do governo, caíram nas últimas horas. O marido da governadora teria se rendido à força das circunstâncias. Os detalhes seriam acertados durante a viagem do presidente nacional do DEM, José Agripino Maia, de volta ao Rio Grande do Norte, numa carona no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), nesta manhã. Está mantida para amanhã a reunião na residência de Agripino, provavelmente com o presidente da Assembleia, Ricardo Motta, e os líderes Garibaldi e Henrique, Rosalba, Agripino e Carlos Augusto.

O presidente do PR, João Maia, não deverá participar do conclave do conselho político. Da Assembleia Legislativa, apenas os deputados estaduais do PMDB deverão participar. O governo irá cobrar apoio total dos peemedebistas na Assembleia. Uma nota à imprensa deverá ser divulgada após o encontro.

Reprodução Cidade News Itú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!