quarta-feira, junho 20, 2012

Itep está há mais de um mês sem emitir carteiras de identidade devido a problemas estruturais

Emissao_de_Carteiras_de_Identidade

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) de Mossoró vem passando por sérios problemas há mais de um mês. O órgão não tem médicos legistas suficientes para preencher os plantões, desta forma as necropsias devem ser encaminhadas a Natal. Além disso, a instituição paralisou o serviço de emissão de carteira de identidade por falta de infraestrutura.
De acordo com o diretor do Sinpol/Mossoró, Edvard Moura, há mais de 30 dias o órgão não está emitindo carteiras de identidade.
"O órgão não está emitindo a 1ª via do Registro Geral (RG), nem agendando a 2ª via porque a máquina impressora quebrou. Fizemos um requerimento solicitando o conserto do equipamento, mas não recebemos resposta. O problema disso tudo reside no fato de que a instituição não possui autonomia, dependemos de Natal para resolvermos nossas pendências", explicou Edvard.
Segundo o motorista Francisco José, era muito mais cômodo quando o Itep fazia a carteira de identidade. "Era mais uma opção que a gente tinha. A Central do Cidadão vive cheia, com filas enormes. Espero que o problema seja resolvido logo", disse o motorista.
Outro problema apontado pelo diretor é a ausência de médico legista para desempenhar suas funções rotineiras, tais como realizar o exame de corpo de delito em vítimas vivas ou mortas, e até mesmo dar plantões.
"Um dos médicos está afastado por pedido de licença, outro está respondendo na Justiça por não executar suas atividades e o terceiro médico também está com processo na Justiça, pois estava terceirizando o serviço. Uma das formas de sanarmos esse problema é fazendo um estatuto que regule o órgão. Após a tomada dessa medida, poderá ser realizado concursos para suprir as necessidades referentes a médicos, peritos, entre outros", concluiu Edvard.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!