sexta-feira, junho 22, 2012

ITAÚ: Produtores e criadores ainda podem se cadastrar no escritório da EMATER de Itaú para a compra do milho


A Companhia Nacional de Abastecimentos do Rio Grande do Norte (CONAB-RN) em parceria com a EMATER-RN do município de Itaú está realizando o cadastramento dos agricultores para a compra da saca do milho.

O projeto que é uma iniciativa do Governo Federal que está disponibilizando aos produtores/criadores de caprinos, bovinos, ovinos, suínos do nordeste preços acessível para compra de alimentação para o animal devido as consequências geradas pela seca.

Os interessados em se cadastrar nesse projeto aqui no município de Itaú, basta se dirigir até o escritório da EMATER-RN local e procurar o Técnico Júnior Fortunato com a documentação exigida, que é: Declaração do Gado comprovando a vacinação contra a febre aftosa na EMATER-RN, Xerox do CPF, Identidade, comprovante de residência no nome que será cadastrado, para os produtores pronafianos será exigido o extrato da DAP, se não for pronafiano o criador terá que tirar a escritura da terra e o ITR (imposto territorial rural) exercício 2011, para efetuar a realização do cadastro.

De acordo com informações do Técnico Júnior Fortunato, essa função não é da EMATER, mas ela está entrando como parceira juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura do município de Itaú.  Todos os tramites são realizados no escritório da EMATER local e levada para a Conab em Mossoró. Após um período de aproximadamente 15 a 20 dias, havendo a aprovação pelo órgão o Produtor/Criador já está apto para realizar a compra do grão.

O milho esta sendo disponibilizado nos armazéns da Conab, onde o mais próximo fica localizado na cidade de Mossoró-RN, mas segundo informou o Técnico Júnior Fortunato está previsto a distribuição do milho para o próximo mês (julho/2012) no armazém da Conab de Umarizal, pois o mesmo foi autorizado a reabertura para abastecer os produtores/criadores da região oeste. O armazém de Umarizal, no Oeste, deverá receber parte dos estoques que vão regularizar o fornecimento de milho aos produtores e criadores potiguares durante a seca. No segundo semestre, entre agosto e setembro, a Conab ainda vai destinar 22 mil toneladas de milho ao Estado. No total serão 51 mil toneladas para este ano. O milho é fornecido para cerca de quatro mil criadores e produtores cadastrados na Conab-RN.

O grão será ofertado de acordo com o número de animais declarado pelo produtor/criador, a Conab realizará um calculo baseado nos animais de cada criador, liberando uma cota mensal, saindo a saca de 60k para o criador/produtor no valor de R$ 18,12. Segundo informou o Júnior Fortunato não há um prazo definido para o encerramento do cadastramento.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!