sexta-feira, dezembro 23, 2011

Pane nacional deixa usuários do Detran-RN sem atendimento


O atendimento no Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN), que já é prejudicado pela falta de estrutura do prédio onde funciona, tem causado ainda mais transtornos aos usuários e aos próprios funcionários. Os problemas são decorrentes das constantes quedas no sistema utilizado órgão. Procurado para explicar a razão de tantos problemas, o representante do Detran-RN, Manuel Ferreira, chefe de gabinete interino, afirmou que a pane foi nacional motivada por um problema no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). 
Insatisfeitos com o problema, os usuários do órgão entraram em contato com o JORNAL DE FATO para denunciar o que segundo eles seria um desrespeito com a população que precisa dos serviços do Detran aqui na cidade. 
Segundo os usuários, para conseguir ser atendidos é preciso ir várias vezes ao local, perdendo dias trabalho. 
O engenheiro agrônomo Jean de Oliveira, afirma que desde a última terça-feira, dia 20, está tentando fazer o emplacamento de uma moto. 
"Já vim aqui na terça-feira, na quarta-feira e hoje (ontem), e não tenho nenhuma garantia que vou conseguir ser atendido. Na (quarta-feira), cheguei aqui de 9h30 e fiquei até 13h30 e não fui atendido, porque o sistema estava caindo a todo instante. Hoje cheguei às 7h30 e já passa das 9h30 e ainda faltam 20 pessoas para chegar a minha vez, e o sistema está fora do ar desde o início do atendimento", ressalta.
Outro usuário do Detran/RN, que está tentando retirar o documento de um veículo, Ykesaky Terson, reclama que também está tentando desde terça-feira, e não tem previsão de quando será atendido, devido os problemas no sistema. 
"É imoral, não temos esse tempo disponível, está todo mundo aqui deixando de fazer alguma coisa. Isso é uma falta de respeito", frisa.
Ykesay Terson fala ainda da falta de organização dos setores e da falta de informação dos funcionários que passam informações desencontradas, fazendo os usuários perderem mais tempo em filas erradas. "Ninguém sabe passar nenhuma informação, já peguei duas filas enormes e na hora de ser atendido era informado que tinha que ir para outro lugar porque não era naquele guichê", reclama. 
O supervisor do Detran, em Mossoró, Jáder Luiz Henrique, afirma que já entrou em contato diversas vezes com a sede do órgão em Natal, mas a empresa responsável pela manutenção não explica o que tem causado os constantes problemas. Ele afirma que parte dos problemas deve ser resolvida nos próximos dias, já que chegaram 23 computadores novos para substituir equipamentos sucateados utilizados atualmente. 
"Os computadores chegaram essa semana e devem ser instalados na próxima quarta-feira, isso com certeza vai ajudar a agilizar o sistema, já que essas máquinas são muito antigas", frisa.

Para Detran problemas são pontuais
Depois de conversar com usuários e com o próprio supervisor do Detran, em Mossoró, procuramos o novo diretor-geral do órgão no estado, Antônio Willy Vale Saldanha, para falar sobre o problema, mas ele não estava na sede do órgão em Natal, e a atendente nos encaminhou para o chefe de gabinete interino, Manuel Ferreira.
O chefe de gabinete informou que os problemas que vêm acontecendo em Mossoró são pontuais, ocasionados por diferentes motivos, não tendo como apontar uma solução. 
Manuel Ferreira afirma que segundo o departamento de informática, especificamente hoje o atendimento foi comprometido devido a uma pane no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), ocasionado por uma falha no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), empresa nacional responsável pela prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público.
"Hoje (ontem), o sistema amanheceu fora do ar, voltou por volta das 11h, mas caiu novamente. O nosso departamento de informática entrou em contato com a Serpro, mas eles não deram nenhuma previsão de quando o sistema voltaria à normalidade", explica.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!