segunda-feira, dezembro 19, 2022

Pilotos e comissários começam greve nesta 2ª; como ficam os passageiros?


Pilotos e comissários de bordo irão manter a greve marcada para acontecer a partir da próxima segunda-feira (19). Uma nova proposta chegou a ser apresentada para a categoria no sábado, mas foi rejeitada pela maioria dos profissionais em votação neste domingo.

O que dizem os aeronautas? "O modelo de greve aprovado em assembleia não ofende a decisão do TST. A greve está mantida para iniciar a partir de segunda-feira", afirma Henrique Hacklaender, presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas).


Na sexta-feira (16), a ministra Maria Cristina Peduzzi, do TST (Tribunal Superior do Trabalho), determinou a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço enquanto durar a greve da categoria após pedido de liminar do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviarias).

Como será a greve? A paralisação ocorrerá todos os dias das 6h às 8h, e serão afetados todos os voos, nacionais e internacionais, dos seguintes aeroportos:

Congonhas (SP)

Guarulhos (SP)

Galeão (RJ)

Santos Dumont (RJ)

Viracopos (SP)

Porto Alegre (RS)

Brasília (DF)

Confins (MG)

Fortaleza (CE)

A medida não irá afetar decolagens de aviões que tenham a bordo órgãos para transplante, enfermos e vacinas, devendo seguir normalmente a programação.

A paralisação deve afetar um total estimado de 161 voos e atingir milhares de passageiros diariamente.

O que fazer? A recomendação é que os passageiros cheguem com antecedência aos aeroportos para acompanhar a situação dos voos e entrem em contato com as companhias aéreas em caso de dúvidas.

Os passageiros que forem afetados podem recorrer diretamente às empresas para buscar uma solução, segundo a resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O passageiro que se sentir prejudicado por um cancelamento tem direito de escolher entre:

Reacomodação em outro voo

Reembolso do valor pago

Ter o trajeto realizado por outro meio de transporte (quando aplicável).

Também é importante acompanhar na empresa aérea se o voo permanece agendado ou se ele tem alguma alteração em sua programação.

Caso haja atrasos superiores a uma hora, as empresas devem oferecer assistência material aos passageiros, como acesso a meios de comunicação e alimentação. Quando a demora for superior a quatro horas e o passageiro estiver longe de sua residência a empresa deve oferecer hospedagem para pernoite.


Fonte: uol

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