terça-feira, julho 06, 2021

Indonésia e Rússia registram novos recordes de mortos por Covid-19 em 24h

A Rússia anunciou, nesta terça-feira (6), que foram registradas 737 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde desde o início da pandemia neste país agora castigado pela variante Delta, inicialmente detectada na Índia.


Imagem de campanha de vacinação em Moscou, em 6 de julho de 2021 — Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters


A Indonésia também teve um dia de recorde de mortes, com 728 óbitos por coronavírus, informam as autoridades locais, acrescentando que foram mais de 31mil novos casos (veja mais abaixo).


Mortes na Rússia

É a primeira vez que a Rússia, o quinto país mais afetado do mundo em número de casos, supera a marca de 700 óbitos diários por coronavírus. O país também registrou 23 mil novos casos em 24 horas, os números mais altos desde meados de janeiro, momento em que saía de uma segunda onda.

Desde o início da epidemia, a Rússia acumula mais de 5,6 milhões de casos de contágio. Nos últimos oito dias, o país estabeleceu seis recordes de mortalidade.


Os números, no entanto, podem ser maiores: A pandemia deixou 139.316 mortos na Rússia, de acordo com números oficiais. A agência de estatística Rosstat, que tem uma definição mais ampla das mortes relacionadas ao coronavírus, contabiliza 270 mil óbitos até o final de abril.


Dificuldades da campanha de imunização

A campanha de imunização na Rússia tem baixa adesão da população.


A vacinação foi iniciada em dezembro, e até agora 26,1 milhões dos 146 milhões de russos foram se vacinar (pouco menos de 18% da população). Destes, 18,2 milhões (12,5%) receberam as duas doses. A informação é do site Gogov, que agrega os dados das regiões e da imprensa, diante da falta de estatísticas oficiais.


A população se mantém cética em relação às vacinas. De acordo com uma pesquisa do instituto independente Levada divulgada esta semana, 54% dos russos não planejam se vacinar.


Em várias regiões do país, incluindo Moscou, as autoridades têm tomado medidas para estimular a população a se vacinar. Entre elas, foi criado e implementado um "passe sanitário" para ir a restaurantes.


O prefeito da capital, Sergei Sobianin, também determinou que 60% dos trabalhadores do setor de serviços sejam vacinados até meados de agosto, sob pena de suspender os que se recusarem a fazê-lo.


O governo da Rússia reconheceu que não conseguiu atingir sua meta de 60% de vacinação até agosto, mas, ainda assim, mantém sua recusa a adotar qualquer confinamento nacional. O objetivo seria preservar uma já frágil economia.


Covid-19 na Indonésia

Na Indonésia, onde houve recorde de 728 mortes por coronavírus em 24 horas, o número diário de contágios quadruplicou em menos de um mês. O balanço total é de 2,3 milhões de casos e mais de 61 mil mortes.


Na semana passada, o governo ordenou novas restrições na capital, Jacarta, a cidade mais afetada, assim como na ilha de Java e na de Bali. Esta última tem uma forte atividade no setor de turismo.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!