quinta-feira, fevereiro 04, 2016

Agripino não descarta abertura de CPI para investigar Lula

Agripino comenta investigações sobre Lula, CPMF e Impachment (Foto: Alberto Leandro)Ao comentar os avanços das investigações envolvendo o ex-presidente Lula (PT) pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), o senador José
Agripino Maia, presidente nacional do DEM, não descartou, em entrevista ao portalnoar.com, nesta quarta-feira (4), a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para auxiliar nas investigações.

Segundo o senador, o MPF e a PF já estão fazendo um trabalho satisfatório. “No entanto, se o Congresso perceber que existe alguma lacuna a ser preenchida ou alguma limitação dos órgãos que uma CPI possa avançar, nós iremos avaliar. Por enquanto, as entidades seguem fazendo um trabalho a contento, mas o Congresso não irá se omitir, caso seja necessário entrar nesta questão”, declarou o parlamentar.

Impeachment

Sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) que tramita na Câmara dos Deputados, Agripino disse que tema esfriou devido ao recuo do PMDB. O democrata ponderou que só existe condições de avançar com o processo se a população se mobilizar e pressionar a base do governo a atender o desejo das ruas.

“De forma pragmática, hoje não há condições políticas de avançar o processo de impeachment, porque são necessários 342 votos na Câmara dos Deputados para aprovar a abertura. Sem o PMDB, essa conta não fecha. Mas, não tem como prever como será o desenrolar porque todos os dias surgem novos fatos, que podem fazer a população pressionar a base do governo a aderir à causa”, analisou o senador.

Volta da CPMF

Declaradamente contra a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), Agripino disse que DEM e PSDB fecharam questão contra qualquer aumento de impostos proposto pelo governo. O parlamentar declarou que a oposição aceitará o diálogo sobre reformas estruturais na Tributação, Previdência, entre outras, que tenham condições de mudar o cenário de crise.

“Aumentar ou criar impostos não é solução para crise. Isso é paliativo. Não resolve nada. Votaremos contra. O governo precisa apresentar reformas estruturais, com o apoio da sua base, para discutir com a oposição. Não adianta também vim debater com a oposição sem ter sequer o apoio da base governista”, finalizou o democrata.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!