quarta-feira, dezembro 02, 2015

Rafael Motta é expulso do PROS por criticar uso indevido do fundo partidário

Rafael Motta recebe convite para se filiar ao PSB e outras legendas (Foto Cláudio Abdon)O deputado federal Rafael Motta, presidente estadual do PROS, foi expulso pela direção nacional do partido, devido às críticas que fez ao uso do dinheiro do fundo partidário para a compra de um
helicóptero no mês passado. O partido informou a expulsão do parlamentar à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (1). O desligamento do deputado potiguar da bancada da sigla deverá ser oficializado nesta quarta-feira (2). Após o comunicado da expulsão, Rafael recebeu convites de vários partidos políticos Entre eles, o PSB, sigla à qual ele deverá se filiar.

Em processo de encolhimento no cenário nacional, o PROS abriu uma “caça às bruxas” contra os deputados federais da sigla que criticaram a compra de um helicóptero pela Executiva Nacional com dinheiro do fundo partidário, que , em tese, deveria ser usado para fortalecer as atividades partidárias. O algoz dos parlamentares é o presidente da legenda, Eurípedes Júnior.

Com a expulsão de Rafael, o PROS já contabiliza três deputados federais desligados da sigla por esse motivo. Os outros dois são Domingos Neto, do Ceará, e Waltemir Pereira, do Mato Grosso do Sul. Ambos críticos da atitude da agremiação de usar o fundo partidário para adquirir patrimônio. Domingos era o líder do partido na Câmara Federal.

Repúdio

“O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) do Rio Grande do Norte vem por meio desta nota repudiar a atitude da Executiva Nacional do partido de comprar um helicóptero modelo Robinson R66 Turbine, de prefixo PP-CHF, no valor de R$ 2,4 milhões, com recursos oriundos do fundo partidário, como noticiado hoje (11) pelo jornal Folha de São Paulo”, disse Rafael, por meio de nota á imprensa, na ocasião.

O deputado frisou que a medida vai na contramão do zelo pelos recursos públicos. “O diretório estadual da legenda afirma que no atual cenário da política brasileira, os partidos políticos devem ser exemplos na administração dos seus recursos, principalmente por tratar-se de dinheiro público”, enfatizou.

Para o parlamentar, a atitude da Executiva Nacional desvirtua a finalidade do fundo partidário. “A aquisição do helicóptero não pode ser posta como uma ação de fortalecimento da legenda, o que deve acontecer por meio da valorização dos seus quadros e da concessão de autonomia aos diretórios e comissões estaduais e municipais do partido”, ponderou.

Motta enfatizou ainda que os integrantes do partido no Estado não foram consultados e nem comunicados deste ato da Executiva Nacional. “O diretório estadual reitera a sua desaprovação a atos como o noticiado hoje, que não estão de acordo com a ética e a moral da sociedade brasileira”, finalizou.

Expulsão

Confirmada a expulsão, o deputado federal ficou livre para definir seu futuro partidário. Ele foi convidado pela Executiva Nacional do PSB para compor os quadros do partido. Mas também recebeu convites de outras siglas. Por enquanto, a situação permanece indefinida. O deputado deverá anunciar seu futuro político brevemente.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!