quarta-feira, dezembro 02, 2015

Smartphones e computadores ficarão 10% mais caros após queda de MP

(Foto: Wellington Rocha)Quem estava pensando em comprar um smartphone ou um computador terá que desembolsar mais do que imaginava. Desde a terça-feira (1º), a isenção fiscal desses produtos foi revogada e os
preços terão um reajuste de 10% com a volta da cobrança dos impostos PIS/Pasep e Cofins.

A isenção existia desde 2005 de acordo com a Medida Provisória 690, conhecida como a Lei do Bem. Em 2013, ela foi atualizada incluindo smartphones e tablets, oferecendo dispensa dos impostos fabricados no Brasil até determinadas faixas de preço.

A Receita Federal estima receber R$ 6,7 bilhões em 2016 com o fim do benefício. O diretor da Miranda Computação, Afrânio Miranda, afirmou que a revogação é péssima para o setor e beneficia a venda ilegal desses produtos.

Além dos 10%, a alta do dólar em 40% neste ano, influencia diretamente no preço dos aparelhos. “A gente está lutando contra a ilegalidade. As empresas que não trabalham legalmente, vão continuar vendendo com menos 10%, nisso, quem trabalha direito, vai perder vendas, deixando de pagar impostos”, declarou Afrânio.

Ele ainda ressaltou que os consumidores que não tem poder de compra ou estava programado a comprar algum produto, irá sofrer as consequências.

Afrânio Miranda comentou que os lojistas da área de informática tentaram escapar dessa medida, mas não será uma coisa fácil.

“Trabalhamos com uma margem muito pequena na informática, não tem como fazer promoção, desconto, por mais que a gente diminua o lucro, não dá para tirar a diferença de 10%. É muito prejudicial para a área”, relatou.

Fonte:Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!