terça-feira, agosto 25, 2015

Fruticultura garante criação de novos empregos na agropecuária do RN

José Vieira apontou experiência de Flávio (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)A fruticultura foi o segmento responsável pelo alto índice de empregabilidade na agropecuária em julho deste ano no Rio Grande do Norte. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
(Caged) apontam a criação de 820 novos postos de trabalho.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, argumentou que os municípios que mais contrataram, Mossoró e Apodi, por exemplo, promoveram a crescente nas estatísticas positivas em razão da forte produção de frutas por meio da irrigação. Segundo ele, o mês de julho é registrada a alta na produção.

“O que levou essa alta na admissão foi a fruticultura irrigada, além de ser um período de produção. Porém, a fruticultura irrigada sente os efeitos da seca, a área de plantada diminuiu de 5% a 10%, mas por ser irrigada consegue crescer”, afirmou Vieira.

José Álvares Vieira espera que o índice de crescimento de 2,81% de novos postos de trabalho continue e ressaltou a necessidade de investimento em irrigação, deixando a dependência do agricultor das águas das chuvas.

“A agricultura irrigada é o modelo que dá certo e vemos em números. Não dá para jogar na loteria e esperar a chuva chegar”, relatou.

Demissões no RN

O Rio Grande do Norte registrou a perda de mais de 10 mil postos de trabalho com carteira assinada nos sete primeiros meses deste ano. Além disso, este foi o pior resultado do estado no comparativo dos meses de julho entre os anos de 2003 e 2015. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), anunciados na última sexta-feira (21).

Em julho de 2015, foram demitidos 1.246 empregados, uma redução de 0,28% em relação a junho de 2015. Os setores que mais puxaram as demissões foram da Construção Civil, com menos 811 postos, de Serviços (-610 postos) e do Comércio (-377 postos).

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!