terça-feira, agosto 25, 2015

Governo do RN quer remanejar 400 presos para conter rebeliões

Presos do Penitenciária Pereirão, em Caicó, foram transferidos nesta terça (Foto: Hugo Andrade/Inter TV Cabugi)O governo do Rio Grande do Norte quer remanejar entre 400 e 500 presos para conter as brigas entre facções criminosas que resultaram em seis mortes nos últimos nove dias nas unidades prisionais do
estado. A medida foi  uma das anunciadas pelo secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Edilson França, depois de uma reunião da cúpula da segurança pública sobre as recentes rebeliões no sistema penitenciário.
Na tarde desta terça-feira (25) os presos da Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, em Caicó, na região Seridó, começaram a ser transferidos. Uma rebelião realizada nesta segunda-feira (24) deixou a unidade prisional parcialmente destruída. No total 71 detentos do pavilhão E foram remanejados para o Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal.
Em entrevista ao RN TV 1ª Edição (veja o vídeo ao acima), França afirma que o governo esperava por retaliações dentro dos presídios após a morte de quatro detentos na penitenciária de Caraúbas. "Nós temos grupos antagônicos evidentemente lutando entre si e desde as primeiras mortes em Caraúbas, nós sabíamos que haveria retaliações dentro dos presídios", afirmou.
"O primeiro passo é o do remanejamento, para tentar conciliar as unidades trazendo para elas uma certa paz, tirando os brigões de uma possibilidade de confronto imediato. Nós estamos removendo os brigões, esse pessoal precisa saber que o Estado está presente", concluiu. Além do secretário Edilson França, participaram da reunião a secretária de segurança pública, Kalina Leite, e diretores das unidades prisionais de Natal e da Grande Natal.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!