quarta-feira, fevereiro 04, 2015

No litoral de São Paulo 86 praias estão impróprias para banho

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O excesso de chuvas que atinge o litoral de São Paulo desde o início da semana prejudicou as praias da região. Na segunda-feira 34 praias paulistas estavam impróprias para
banho, o número saltou para 86 nesta quarta-feira, segundo informações da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). 

“Com a chuva forte, houve transbordamentos de rios, de esgoto, de fossa e tudo isso é levado para o mar, que fica contaminado”, explica o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira. E os volumes de água dos últimos dias foram altos, no Guarujá o acumulado nos três primeiros dias de fevereiro chega a 120mm, valor que corresponde a 40% da média para o mês todo. 

Os temporais atingiram de norte a sul o litoral paulista. Em Maresias choveu 150mm nos últimos três dias, sendo que o normal para o mês todo é chover 280mm e em Caraguatatuba, o volume acumulado nas últimas 96 horas é corresponde a 60% da média de fevereiro na cidade. 

Dificilmente as praias estarão em melhores condições no fim de semana, porque entre quinta-feira e sexta-feira ainda vai chover muito na costa de São Paulo. Nos próximos dois dias a Somar Meteorologia prevê um volume de água de até 70mm em Santos e 90mm em Ubatuba. 

Além disso, quando o sol voltar a predominar e os termômetros subirem nas praias paulistas, outro fator pode manter esses locais impróprios para banho: a proliferação de algas. “Depois da chuva forte, que leva esgoto para o mar, a matéria orgânica em abundância no oceano associada ao calor aumenta a quantidade de algas”, conclui Oliveira. 

Uma das piores algas é que causa a maré vermelha, que deixa as praias impróprias para o uso de turistas e também prejudica a pesca. 

Entre as praias impróprias para banho, estão todas de Santos e Praia Grande, algumas do Guarujá, Ilha Bela e São Sebastião. Para saber mais e ver a condição de todas as praias do litoral paulista, acesse o site da CETESB: http://www.cetesb.sp.gov.br/qualidade-da-praia/mapa

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!