quarta-feira, dezembro 10, 2014

RN é o Estado com o quarto maior percentual de uniões homoafetivas do Nordeste

Registro de união entre homossexuais foi aprovado em 2011De acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Norte é o quarto estado nordestino com o maior percentual
de casamentos homoafetivos registrados no ano de 2013. No ano passado, foram registradas 35 uniões entre pessoas do mesmo sexo, o que representa um total de 7% dos 497 registros de uniões do gênero no Nordeste. 
Os três estados nordestinos com maior percentual de casamentos homoafetivos são o Ceará, com taxa de 37% e alcançando também a quinta colocação no ranking nacional; a Bahia, com 19,9%; e Pernambuco, que apresentou 17,7% das uniões homoafetivas nordestinas. 
Em todo o Brasil, as uniões entre pessoas do mesmo sexo representam somente 0,37% de todos os casamentos registrados. Em 2013, foram 1.048.776 casamentos heterossexuais e 3.701 uniões homossexuais. O estado que mais registrou casamentos homoafetivos foi São Paulo, com 1.945 uniões, um percentual de 52,5 % do total registrado no Brasil. 
Outro dado mostrado pelo IBGE foi que o número de casamentos celebrados no país foi equivalente ao triplo dos divórcios. Frente a mais de um milhão de uniões, foram formalizadas 341,6 mil separações no país todo. O Instituto indicou ainda que o número de divórcios sofreu queda de 1,4% entre os anos 2012 e 2013. Já os casamentos tiveram aumento com percentual equivalente, 1,4%. 
Os estados com maiores índices de casamentos são Rondônia (10,3 uniões para cada mil pessoas), Distrito Federal (8,7 por mil) e Espírito Santo (também com 8,7 para cada mil). Na outra ponta da tabela, os estados que registraram menor número de casamentos por habitantes foram o Rio Grande do Sul (com 4,6 uniões para cada mil pessoas), o Amapá e o Maranhão (ambos com taxa de 5 casamentos por mil habitantes).

Fonte: O Mossorense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!