segunda-feira, outubro 20, 2014

EUA confirmam cessar-fogo entre Nigéria e Boko Haram

Imagem de vídeo divulgado pelo Boko Haram mostra meninas com vestes islâmicas rezando ao ar livre. Jovens seriam as sequestradas em abril na Nigéria (Foto: Boko Haram/AFP)A porta-voz do departamento de Estado dos Estados Unidos, Marie Harf, confirmou nesta segunda-feira (20) que a Nigéria fechou um
cessar-fogo com o grupo islâmico Boko Haram, como o país africano anunciou na última sexta, e que negociações para libertar as cerca de 200 adolescentes sequestradas em abril na vila de Chibok estão em curso.
"Podemos confirmar as informações sobre o anúncio de um cessar-fogo e, parece, que ele entrou em vigor", disse Harf.
"Damos as boas-vindas ao cessar-fogo, pedimos às partes que implementem e mantenham tal trégua e esperamos que ela sirva para devolver a paz ao nordeste" da Nigéria.
Segundo Harf, Washington tem conhecimento "da existência de negociações em curso para se obter a libertação das jovens" sequestradas.
O acordo de cessar-fogo foi anunciado na última sexta-feira, mas há informações de ataques do Boko Haram durante o final de semana, o que coloca em dúvida a veracidade da trégua.

Algumas fontes afirmam que apenas uma facção da guerrilha aderiu à trégua.

Sequestro
Na manhã do dia 14 de abril, insurgentes do grupo islâmico ultraradical Boku Haram entraram em uma escola pública na aldeia de Chibok e não acharam nenhuma resistência para ficar por três horas na escola. Saíram depois de incendiar o local, levando as meninas em 20 caminhonetes e 30 motos.
O sequestro de cerca de 270 meninas chocou o mundo e motivou a campanha "Bring Back Our Girls" (Tragam de volta nossas meninas, em tradução livre), pelo resgate das meninas
Algumas das meninas conseguiram fugir ou foram libertadas, porém mais de 200 permanecem em cativeiro e a resposta lenta da Nigéria para a crise juntamente com sua incapacidade de localizar as reféns levaram a muitas críticas no país e no exterior.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!