quinta-feira, outubro 09, 2014

Candidatos ao governo do RN retomam campanhas para o 2º turno

Henrique e Robinson seguem com a disputa (Foto: Fernanda Zauli e Felipe Gibson/G1)Os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria
(PSD), retomaram as campanhas para o segundo turno das eleições. Alves reiniciou a campanha nesta quarta-feira (8) em uma reunião com deputados estaduais aliados. Já Robinson Faria participa de plenária com aliados nesta quinta-feira (9). Ainda nesta quinta, os dois candidatos participam de debate em uma emissora de TV.

Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados no último domingo (5), Alves teve 702.196 votos, o que corresponde a 47,34% dos votos válidos. Faria recebeu 623.614 votos, o equivalente a 42,04%.

Henrique Eduardo Alves nasceu no Rio de Janeiro, tem 65 anos e é formado em Direito. Tem 43 anos de vida parlamentar e 11 mandatos seguidos de deputado federal representando o Rio Grande do Norte, sempre pelo mesmo partido, o PMDB. Foi eleito pela primeira vez em 1970, depois de o pai dele, o ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves, ter sido cassado no regime militar. Foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2013-2014. Essa é a primeira vez que Henrique Eduardo Alves assume um cargo no Executivo. Em 1988 e 1992 se candidatou à Prefeitura de Natal, mas perdeu nos dois pleitos.
Robinson Faria nasceu em Natal, tem 55 anos e também é formado em Direito. Foi deputado estadual durante 26 anos e nos últimos dois mandatos exerceu a Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo período de oito anos. Por iniciativa própria, abraçou a carreira política liderando a Região Agreste, de onde se origina sua família, elegendo-se o deputado mais jovem do Estado em 1986. Em 2010, Robinson Faria foi eleito vice-governador pelos potiguares, mas rompeu com a governadora Rosalba Ciarlini após oito meses de governo. Em 2011 foi secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Propostas
Durante a campanha, Henrique disse que vai priorizar a segurança pública, criando "força tarefa para ação emergencial". Ele também pretende implantar um Programa Estadual de Defesa Social, em parceria com governo federal e municípios. Na área da saúde, ele quer firmar "parcerias com municípios, fortalecendo o atendimento de baixa complexidade, recuperar hospitais regionais e abrir um novo hospital de emergência em Natal. Para a educação, as propostas de Henrique são: capacitar e valorizar o professor e modernizar a estrutura. Intensificar o acesso à informática e implantar a escola de tempo integral".
As propostas de Robinson para a segurança pública são: "redução da violência. Gestão por resultados e premiação. Compatibilização de áreas. Centrais de Polícias. Inteligência. Polícia Comunitária". Para a saúde, ele quer um "sistema de gestão. Integração com os profissionais da área. Regionalização, harmonização dos convênios. Redes de atenção à saúde e do COAP". E na área de educação, ele propõe: "universalização. Garantir educação de qualidade. Gestão e foco no resultado. Tempo integral. Priorizar o PNE, PEE e Pronatec".

Discursos
Em seu discurso após a apuração, Henrique Eduardo Alves disse: “Vamos organizar o time para o segundo tempo, que é o segundo turno. Reconheço que a votação de Robério Paulino foi responsável por levar essa disputa ao segundo turno. Mesmo assim, agradeço a votação expressiva que obtive e vamos manter a luta para ser governador do RN”.

Robinson Faria disse: “Vi como uma vitória. Poucos imaginavam que acontecesse. Enfrentei uma aliança jamais vista no RN. Fui um candidato de resistência, com coragem e esperança. Fui muito subestimado, mas apostei em um sonho, algo que faz parte da minha trajetória política, que é ousar”.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!