quinta-feira, outubro 09, 2014

Médica morre com suspeita de meningite em hospital de Goiânia

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A médica ginecologista Maria Ferreira de Souza, de 63 anos, morreu na terça-feira (7) após dar entrada em um hospital de Goiânia
com suspeita de meningite. Ela trabalhava em Itaberaí, na região central do Goiás, onde uma garota de 7 anos também morreu, há pouco mais de um mês, vítima da inflamação, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Maria trabalhava no Hospital Municipal de Itaberaí. O consultório onde a médica atendia ainda permanece do mesmo jeito que ela deixou. No último domingo (5), a ginecologista passou mal e foi atendida pelo colega e ortopedista Antônio Neto.
"Ela tinha algumas dores articulares, mas a gente não conseguiu fazer nenhum diagnóstico. No outro dia, ela já começou a apresentar alguns outros sintomas neurológicos quando foi levada para Goiânia", explica.
Na segunda-feira (6), a situação dela piorou e ela foi transferida para uma unidade de saúde da capital, onde ficou internada e morreu no dia seguinte. Mensagens de luto ocupavam parte da prefeitura de Itaberaí e no hospital onde a médica atendia. Exames iniciais apontam que provável causa da morte teria sido meningite bacteriana.
"Tem a presença da bactéria que é a causadora da meningite, mas a gente não tem o laudo médico oficial que constata que ela foi vítima da doença", afirma Érika Chediak Mori, coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município.
Após a morte, o consultório da ginecologista passou por um teste para verificar se a bactéria ainda estava presente no local. Apesar do resultado ter dado negativo, por precaução, toda o hospital foi desinfetado e os funcionários tomaram antibióticos para evitar a contaminação.
Morte de criança
A garota Bárbara Aparecida Vieira, de 7 anos, também morreu na cidade, no último dia 3 de setembro, após contrair meningite meningocócica, a forma mais grave e contagiosa da doença. "No outro dia [após passar mal], ela já não dava conta nem de andar mais. É sofrimento demais", lamenta a dona de casa Luciana Vieira de Morais, mãe de Bárbara.
A menina morreu três dias após começar a se sentir mal. Ela chegou a ser atendida no posto de saúde da cidade e no hospital onde Maria atendia. Na escola onde ela estudava, os 30 colegas e os funcionários tiveram que tomar medicação para evitar um possível contágio.
"A gente sempre fica assim querendo saber realmente o que foi que aconteceu, porque até então a gente não tem o laudo nas mãos para saber realmente. Mas tem essa apreensão sim", diz a professora Marcília Lucas Santana.
Tratamento
A Secretaria de Saúde da cidade diz que não há surto da doença nem relação entre os dois casos. A secretária Fernanda Marinho explica ainda que todas as mediadas necessárias já foram tomadas.
"Estamos seguindo todo o protocolo do Ministério da Saúde. Fizemos toda a desinfecção hospitalar e tratamento com alguns profissionais que tiveram contato com ela. Todos os familiares da criança e as colegas da escola foram atendidos, receberam medicamento e a orientação da secretaria de saúde", pontua Fernanda.
A meningite pode ser causada por vírus, bactéria ou bacilo. Ela é transmitida pelo contato e afeta a meninge, uma membrana do sistema nervoso que protege o cérebro e a medula. "O quadro de meningite se expressa no tripé de febre, náuseas e vômitos e dor na nuca e na cabeça", salienta o médico infectologista Boaventura Braz.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!