quinta-feira, outubro 09, 2014

Ufersa fecha parceria para agilizar exames de mamografias para mulheres atendidas no NPJ

Pacientes encaminhadas pela Ufersa para fazer mamografia serão tratadas com prioridadeA Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) aderiu à campanha Outubro Rosa, para sensibilizar as mulheres da importância do exame de
mamografia na luta contra o câncer de mama. Para contribuir com as ações preventivas, a Universidade fechou parceria com o Programa de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Mossoró para agilizar o exame de mamografias para mulheres atendidas pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). 
"Conseguimos fechar uma parceria importante com a Secretaria de Saúde, beneficiando nossos usuários. Quem busca atendimento jurídico na Ufersa recebe também orientações sobre o câncer de mama e já sai com encaminhamento para fazer um check-up que inclui exames preventivos, mamografia e atualização vacinal", explicou a assessoria de comunicação. 
Os encaminhamentos são feitos para a unidade de saúde mais próxima do usuário para facilitar o atendimento e deslocamento. Com a parceria, as mulheres atendidas pela prática chegam ao serviço de saúde com o encaminhamento da Ufersa e são tratadas com prioridade. 
Além do encaminhamento, as pessoas atendidas na prática jurídica receberão durante todo este mês orientação, com a distribuição de material educativo, sobre prevenção, combate e tratamento do câncer de mama. 
A orientação também é feita aos homens. Embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens, especialmente depois dos 50 anos. 
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, correspondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Em Mossoró, é o tipo que mais mata mulheres. No entanto, essa taxa de morbidade é alta porque o diagnóstico acontece tarde.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!