quinta-feira, julho 03, 2014

Praticante de drift, Fiuk estava com um Nissan Skyline em acidente

O cantor e ator Fiuk se envolveu num acidente de carro na noite de quarta (2). O acidente com o filho do cantor Fábio Júnior ocorreu na Al. Madeira, em Barueri, na Grande São Paulo. Um dos carros foi guinchado até a delegacia. Fiuk também esteve no local (Foto: Edu Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo)O modelo utilizado pelo ator e cantor Fiuk durante o acidente na noite desta quarta-feira (2), em Barueri (SP), é um esportivo Nissan Skyline R34. Filho do cantor Fábio
Júnior, Fiuk é praticante de drift, modalidade de competição na qual os carros fazem derrapagens de traseira em curvas, andando basicamente de lado, e que é praticada em pista fechada.
O drift é muito tradicional no Japão e o carro de Fiuk foi fabricado lá, por isso tem o volante do lado direito. Outros modelos comuns para a prática são o Nissan Silvia, Mazda RX-7 e Toyota AE86. A modalidade surgiu em meados dos anos 90, com os pilotos descendo montanhas do Japão deslizando seus carros curvas abaixo.

Em março de 2012, no programa AutoEsporte, o cantor mostrou sua prática no drifting em um circuito, guiando o carro que ele descreveu carinhosamente como "meu filhote, meu Skyline" (assista ao lado).
Ao Vídeo Show, em 2011 (veja vídeo), o artista declarou seu amor a esta prática e disse ter se inspirado no filme "Velozes e Furiosos 3 - Desafio em Tóquio". Em redes sociais, o Fiuk publica com frequência imagens suas praticando drift em circuitos.
Nas especificações de série, o veículo, que já não é mais produzido pela Nissan, tem um motor seis cilindros em linha de 2.6 litros e 280 cavalos de potência. Como se nota nas imagens acima, o carro do cantor foi alterado em relação ao original e tem 450 cv. Não há informações sobre quais tipos de modificações foram realizadas e se o carro estava regulamentado para rodar na rua. O G1 tentou contato com a assessoria de Fiuk, que ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
Carros de drift x carros comuns
O drift consiste, basicamente em fazer curvas com o carro de lado. Para isso, é preciso que o veículo tenha tração nas rodas traseiras, além de ser recomendável que o diferencial traseiro seja blocante.
Num carro comum, as rodas atuam de forma diferente nas curvas: a de fora recebe mais força para ajuda a manter a trajetória. No drift, graças ao bloqueio no diferencial, as duas rodas recebem a mesma força e, por isso, a roda de dentro ajuda a empurrar o carro de lado, facilitando a derrapagem. Outra manobra que ajuda na derrapagem é entrar nas curvas com puxando o freio de mão, fazendo com que a traseira "deslize".
Nos campeonatos, os carros competem dois a dois, num esquema de mata-mata, até sair o vencedor da etapa. "Na corrida normal você disputa tempo e posição. No drift, você disputa ângulo de curva, fumaça. Quanto mais o carro da frente se afastar do carro de trás, mais pontos para o da frente. Quanto mais o carro de trás colar no da frente, mais pontos para o carro de trás", explicou Fiuk no AutoEsporte.
Uma das manobras mais importantes do drift tem o nome japonês "kakudô": quanto mais de lado o carro estiver na curva, maior a pontuação.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

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