quarta-feira, junho 25, 2014

Marinha suspende buscas por mexicano que caiu em alto-mar

Navio-Patrulha Macau lançará flores ao mar em homenagem aos marinheiros mortos  (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)Após seis dias, a Marinha do Brasil suspendeu as buscas pelo torcedor mexicano que viajava a bordo do navio MSC Divina e caiu em alto-
mar há uma semana, quando o transatlântico cruzava o litoral do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (25) pela assessoria de comunicação do 3° Distrito Naval, em Natal. O turista Jorge Alberto Lopez Amores, de 29 anos, caiu do navio na tarde da última quarta-feira (18) entre Fortaleza e o Recife, a 50 quilômetros da costa potiguar. Um vídeo divulgado pela Polícia Federal no sábado (21) mostra o momento em que o estrangeiro caiu na água. Para a PF, a hipótese mais forte é que o mexicano tenha se jogado intencionalmente da embarcação após consumir uma grande quantidade de bebida alcoólica.

Em nota, a assessoria do 3° Distrito Naval informou que o navio-patrulha Macau, da Marinha, e dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) usados nas buscas pelo homem regressaram às suas respectivas bases, em Natal e Salvador, para reabastecimento e manutenção de equipamentos. Mais de 100 homens participaram da operação, no mar e em terra. Em seis dias, o Macau inspecionou uma área de aproximadamente 28 mil km quadrados, que corresponde a cerca de 4 mil campos de futebol. Já os aviões realizaram 57 horas de buscas, tempo suficiente para voar mais de 18 vezes de Natal ao Rio de Janeiro.
O navio-patrulha e as aeronaves vão permanecer de prontidão caso a Marinha tenha conhecimento de algum indício que aponte a localização do corpo do passageiro. Os avisos náuticos e a interação com a comunidade marítima estão mantidos, e mais de 100 embarcações que passaram pela área de buscas já foram alertadas sobre o ocorrido.
Jorge Alberto veio ao Brasil com um grupo de mexicanos para acompanhar os jogos da seleção do país na Copa do Mundo. O acidente ocorreu quando eles voltavam da partida entre México e Brasil, disputada em Fortaleza, na terça-feira passada (17).
Leia a íntegra da nota:

O Comando do 3° Distrito Naval informa que decorridos 6 dias da queda, na água, de um passageiro do transatlântico "MSC Divina", a cerca de 50 km ao norte do Cabo Calcanhar- Rio Grande do Norte, já mobilizou, nas buscas, o Navio-Patrulha "Macau", que se encontrava atracado na Base Naval de Natal; dois aviões do tipo P-3 – Orion, da Força Aérea Brasileira, próprio para busca e salvamento, sediados em Salvador; e mais de 100 homens no mar e em terra.

Neste período, o Navio-Patrulha “Macau” inspecionou uma área de aproximadamente 28.000 km quadrados, que corresponde a cerca de 4.000 campos de futebol; e os aviões realizaram 57 horas de buscas, tempo suficiente para voar de Natal-RN ao Rio de Janeiro-RJ, mais de 18 vezes, sem que nenhuma evidência fosse encontrada.

O Comando do 3º Distrito Naval determinou ainda, o contato com toda a Comunidade Marítima local e solicitou ao Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a emissão de Avisos-Rádio Náuticos, que alertaram a ocorrência a mais de 100 embarcações que transitaram pela área de busca neste período, sem que fosse apresentado qualquer relato positivo.

Desta forma, o Navio-Patrulha regressará à Base Naval de Natal (BNN) e o avião, a Base Aérea de Salvador, para reabastecimento e manutenção de seus equipamentos e permanecerão de prontidão, para emprego imediato caso a Marinha tenha conhecimento de algum indício que evidencie a localização do passageiro.


Investigação
A Polícia Federal trabalha com a hipótese de que o mexicano pulou do navio (veja vídeo ao lado) com a intenção de cometer suicídio. Cinco testemunhas foram ouvidas.

"Colhemos o depoimento do comandante, de três testemunhas e de um amigo da vítima. O amigo nos disse que no dia anterior [17], os dois passaram a noite toda bebendo e voltaram a beber a partir das 15h do dia do fato. Ainda segundo o amigo, o mexicano teria lhe dado o celular dele e dito que ia pular do alto do navio e que o amigo deveria gravar [a cena], para postar nas redes sociais", relatou o assessor de comunicação social da PF, Giovani Santoro.

Segundo os depoimentos, o amigo teria aconselhado a vítima a voltar para a cabine. O mexicano não teria ouvido e seguiu para o último andar do MSC Divina, onde pediu para três desconhecidos gravarem seu pulo. O trio não levou o homem a sério e o ignorou. Depois disso, Jorge Alberto caminhou até o parapeito da embarcação, tirou os óculos e sapatos, subiu em um batente e se jogou no mar, afirmaram as testemunhas.
"Tudo leva a crer que ele cometeu suicídio. A perícia está avaliando o vídeo para tentar confirmar essa hipótese. Foi feito um levantamento no quarto dele e fizemos perícia do local de onde ele se jogou. Tudo isso deve ajudar na elucidação", afirmou o superintendente  da PF em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro.

A filmagem do MSC Divina mostra o mexicano caindo do navio e atingindo a água. Como estão faltando o laudo do local do acidente e o parecer técnico da Marinha, a PF ainda não encerrou as investigações. "Como encontramos cinco garrafas de uma bebida de nome 'El Pelotón de la Muerte', com mais de 90% de álcool, e uma de uma bebida não identificada vazias na cabine da vítima, realmente acreditamos que o homem se jogou, mas não descartamos a possibilidade de que alguém o tenha empurrado. Entretanto, isso é muito improvável", disse Santoro.

Garrafas de bebidas alcoólicas foram encontradas na cabine do turista (Foto: Divulgação / PF)

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!