sábado, fevereiro 15, 2014

Meteorologistas preveem temperatura amena e chuvas para o final de semana

Neste ano, foram registrados 17,6mm de chuvasAs recentes chuvas em Mossoró foram recebidas com felicidade por muitos populares que sofrem com o clima árido da região semiárida. A expectativa é que as chuvas
continuem no fim de semana, e as temperaturas, hoje atingindo até 37ºC, caiam em média para 33ºC, amenizando assim a sensação constante de calor, alvo de reclamações diárias da população. 
As precipitações pluviométricas registradas em Mossoró e alguns municípios das regiões do Vale do Açu, Seridó e Alto Oeste são um indicativo de que o período chuvoso deverá ser regular no Estado. É o que afirma o serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). 
De acordo com dados da Emparn, de 1º de janeiro até a manhã da última sexta-feira, foram registrados 17,6mm de chuvas em Mossoró. A quantidade é considerada satisfatória, visto que no ano passado, nos meses de janeiro e fevereiro, o índice pluviométrico foi de 26mm. 
Segundo José Espíndola, meteorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o grande problema das chuvas em Mossoró é sua irregularidade e má distribuição. "Em Mossoró, temos uma distribuição de chuvas que acontece de forma muito irregular, são mal distribuídas. De acordo com o pluviômetro da Prefeitura, o índice de chuvas foi de 17,6mm, mas se observarmos as informações vindas da Ufersa, temos 47,5mm em outros bairros e esse registro chega até a zero", comentou o especialista. 
O período chuvoso, em Mossoró e região, compreende aos meses de fevereiro e março. Em um ano que tenha índice pluviométrico considerado normal, a média de chuvas é de aproximadamente 700 milímetros, porém em 2013 este índice foi de 470 milímetros, e em 2012 a situação foi ainda mais complicada, com apenas 200 milímetros.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!