quinta-feira, setembro 19, 2013

Morre aos 85 anos Hiroshi Yamauchi, criador da divisão de games da Nintendo

Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo e que mudou o mundo dos videogamesHiroshi Yamauchi, ex-presidente e criador da divisão de videogames da Nintendo morreu nesta quinta (19) aos 85 anos de pneumonia.

Nascido em 7 de novembro de 1927, Yamauchi foi contratado como presidente da Nintendo em 1949, quando a empresa ainda era uma fabricante de jogos de cartas e ocupou o cargo até 2002. Após esse período Yamauchi deixou o cargo e virou conselheiro da companhia, posição que manteve até 2005 quando deixou a empresa.

Antes dos feitos no mundo dos videogames, Yamauchi foi responsável por diversificar os negócios da Nintendo, levando o baralho ocidental para o Japão, criando uma rede de motéis, a divisão de brinquedos e de táxis.

Entretanto, ele será lembrado principalmente por mudar a empresa e concentrar o foco da Nintendo em uma das principais companhias criadoras de jogos eletrônicos no final dos anos 1970 e por supervisionar a produção dos consoles Game & Watch, NES, Game Boy, Super NES, Nintendo 64 e GameCube.

Responsável pelo sucesso da Big N

No final dos anos 1970 a Nintendo tinha relativo sucesso no mercado de brinquedos com o lançamento da Ultra Hand, uma mão mecânica que a companhia levou ao mercado. O brinquedo foi idealizado por Gunpey Yokoi, que mais tarde viria criar o Game & Watch e o Game Boy.

A entrada da companhia no mercado de games foi com Color TV Game em 1977 e no mesmo ano com diversos jogos de fliperama como "Radar Scope", "Space Fever" e "Sheriff". Todos esses jogos foram muito bem aceitos no mercado japonês, mas foi com a contratação de Shigeru Miyamoto e a criação de "Donkey Kong"  que a Nintendo conseguiu destaque no mercado internacional.

Sob cuidados de Yamauchi a Nintendo criou games como "The Legend of Zelda", " Mario Bros." e "Metroid", títulos que são ícones da companhia e que influenciaram todo o mercado. Entre os anos 80 e 90, Yamauchi liderou a Nintendo e manteve a maior fatia do mercado enquanto disputava com diversos concorrentes de peso como Atari, Sega e Sony.

Tido como uma pessoa difícil e convicta em suas crenças, Hiroshi Yamauchi foi substituído por Satoru Iwata, que permanece no cargo de presidente da Nintendo até hoje.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!