quinta-feira, agosto 29, 2013

Após 20h do apagão, quatro Estados do Nordeste ainda têm problema de abastecimento de água

Mais de 20 horas após o apagão que atingiu o Nordeste, pelo menos quatro dos nove Estados da região ainda apresentam algum problema de abastecimento de água na manhã desta quinta-feira (29). Outros dois Estados tiveram problemas, mas alegaram já ter solucionado.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), queimadas no Piauí provocaram o apagão.

Em contato com o UOL, apenas as companhias de saneamento de Ceará, Maranhão e Piauí informaram não ter registrado problemas de abastecimento pela falta de energia.

Na Bahia, a Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) informou que a falta de energia paralisou as principais estações de tratamento de água e outros equipamentos da Grande Salvador.

"A operação do sistema foi retomada durante a madrugada desta quinta-feira, e o abastecimento está sendo normalizado gradativamente em até 24 horas", disse a empresa, citando que 46 bairros da capital estão entre os afetados.

Em Pernambuco, a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) informou que o apagão parou o Sistema Adutor do Oeste, no sertão, e deixou cerca de 300 mil moradores de Araripina, Bodocó, Exú, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, sem água até a manhã desta quinta-feira.

Já em São José do Egito, também no sertão, os técnicos ainda trabalham para religar a estação elevatória do Rosário. Outras três cidades da região também foram afetadas, mas já tiveram o abastecimento restabelecido na noite de ontem.

Na Região Metropolitana do Recife, o único problema foi no bombeamento do sistema Pirapama, que ficou desativada até as 22 horas, deixando de abastecer a população, mas já foi solucionado. 

O Rio Grande do Norte foi um dos Estados mais atingidos. Na região oeste, os municípios de Serrinha dos Pintos, Almino Afonso, Rafael Godeiro, Portalegre, Antônio Martins, Olho D'água dos Borges e Itaú estão sem água hoje. No litoral sul, há problemas em Nísea Floresta, Tangará e Espírito Santo.

Em Mossoró –maior cidade do interior-- um poço parou de funcionar e até a manhã de hoje não foi consertado, deixando dois bairros sem abastecimento. Além disso, uma das 3 motobombas da adutora parou.

Na Paraíba, a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) informou que os dois principais sistemas de abastecimento de João Pessoa, Gramame --que responde por 70% da água para a capital e Cabedelo-- e Marés pararam de funcionar e só voltaram a operar às 21h.

O abastecimento, segundo a empresa, só será normalizado no fim da manhã desta quinta-feira. No interior, a empresa disse que houve apenas "problemas pontuais."

Em Sergipe, o apagão afetou o abastecimento em todo o Estado, segundo informou a Deso (Departamento Estadual de Saneamento e Obras). Porém, o abastecimento está praticamente normalizado, com exceção de algumas localidades. A empresa não soube informar as regiões mais afetadas.

Em Alagoas, a Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) disse que alguns poços tiveram problemas em Maceió e no interior, mas retomaram o funcionamento com o retorno da energia, no início da noite, não foram registrados grandes transtornos.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!