quinta-feira, dezembro 06, 2012

Corpo de Niemeyer será embalsamado no Rio de Janeiro


Pedro Carrilho/Folha Imagem
O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer deixou o hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (6), e foi levado para a Santa Casa de Misericórdia, no centro, onde será embalsamado. 

Na manhã desta quinta-feira (6), o corpo do arquiteto, que morreu na noite quarta-feira (5), aos 104 anos, por causa de uma infecção respiratória, será transladado para Brasília, onde será velado no Palácio do Planalto --uma de suas principais realizações--, ainda durante a manhã. 

Segundo o neurocirurgião Paulo Niemeyer, sobrinho de Oscar Niemeyer, a presidente Dilma Rousseff entrou em contato com a família e ofereceu o Palácio do Planalto como local para velar o corpo do arquiteto. A capital federal é considerada a maior realização de Niemeyer.

À tarde, o corpo de Oscar Niemeyer volta para o Rio de Janeiro, onde também será velado, à noite e na manhã desta sexta-feira (7), no Palácio da Cidade, até ser enterrado, ainda na sexta-feira, no cemitério São João Batista. A informação foi confirmada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Tanto Paes quanto o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretaram luto oficial de três dias.

Niemeyer estava internado desde 2 de dezembro devido a problemas digestivos.

Considerado um revolucionário e um dos pais do modernismo na arquitetura, Niemeyer, um comunista ferrenho, seguiu trabalhando até praticamente o fim de seus dias.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!