quinta-feira, março 23, 2023

Deputado pede impeachment de Lula após fala sobre Sergio Moro


O Deputado Federal Bibo Nunes (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (22/3), um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso ocorreu após o petista afirmar, em entrevista, que pensava em se vingar do então juiz federal e hoje senador Sergio Moro (União-PR). Este é mais um pedido de afastamento protocolado pela oposição, que investe nessa estratégia para desgastar o atual mandatário.


“No presente caso, resta evidenciado na conduta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a violação das imunidades asseguradas ao senador da República a nítida oposição direta ao livre exercício do Poder Judiciário, quando afirma o sentimento de vingança em face senador quando este era juiz federal do Poder Judiciário, além da prática de crime contra a probidade na administração quando procede de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”, diz Bibo Nunes no pedido de impeachment, acessado pelo Metrópoles.


Bibo Nunes também escreveu no Twitter que protocolou o pedido de impeachment contra Lula.


Em entrevista ao canal de esquerda Brasil 247, Lula afirmou que pensava em se vingar de Sergio Moro, por quem foi condenado à prisão no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-juiz federal foi considerado suspeito para julgar o petista, após deixar a magistratura para se tornar ministro da Justiça do então presidente Jair Bolsonaro (PL).


“De vez em quando ia um procurador, de sábado ou de semana, para visitar, ver se estava tudo bem. Entravam três ou quatro procuradores, e perguntavam: ‘Está tudo bem?’. Eu respondia: ‘Não está tudo bem, só vai estar bem quando eu foder esse Moro'”, disse Lula na entrevista veiculada nessa terça-feira (21/3).


Moro respondeu e, à CNN, disse que Lula se vinga da população brasileira. “O governo não tem apresentado os resultados. Disse que ia ter picanha e cerveja pra todo mundo, e nós vemos, na verdade, um crescimento econômico pífio. (…) O governo começou com um grande descontrole fiscal, R$ 200 milhões de rombo”, comentou o ex-juiz.


Outros pedidos de impeachment

Recentemente, Lula foi alvo de outros pedidos de impeachment protocolados pela oposição. Um deles é de autoria dos deputados Coronel Meira (PL-PE) e Carla Zambelli (PL-SP), membros da ala bolsonarista da Câmara dos Deputados.


Os parlamentares apontam crime de responsabilidade na dispensa de licitação, publicada no início de fevereiro, para a compra de móveis destinados à Presidência da República. A modalidade de compra é reservada por lei a casos de emergência ou calamidade.


O presidente também foi alvo de um pedido de impeachment por crime de responsabilidade envolvendo os ataques golpistas de 8/1. A iniciativa é do deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ), que aponta omissão de Lula diante dos ataques ocorridos em Brasília.


O pedido de impeachment precisa ser aprovado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sem prazo para análise. Para que o pedido seja julgado pelo Senado, é preciso que obtenha o voto de pelo menos 342 deputados.


Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!