quinta-feira, dezembro 08, 2022

TSE reativa contas dos deputados Vitor Hugo e Van Hattem e dos eleitos Gustavo Gayer e Nikolas Ferreira, que espalharam fake news contra urnas


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, determinou nesta quinta-feira (8) que redes sociais reativem contas de deputados que espalharam fake news contra as urnas eletrônicas.


A decisão libera os perfis dos deputados federais Major Vitor Hugo (PL-GO) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) e dos deputados eleitos Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO).


Os perfis foram retirados do ar em novembro após compartilharem vídeo de um "consultor" argentino, amigo do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que divulgava dados falsos sobre as urnas eletrônicas.


Moraes manteve a exclusão desse material contra as urnas e fixou multa de R$ 20 mil se os quatro voltarem a divulgar desinformação sobre o processo eleitoral e ataques à democracia.


“Na hipótese de reiteração de divulgação dos conteúdos indicados ou de publicação de outras mensagens atentatórias à Justiça Eleitoral e ao Estado Democrático de Direito, a qual poderá, inclusive, ser descontada diretamente dos vencimentos que os Deputados Federais e os eleitos recebam ou venham a receber da Câmara dos Deputados, mediante ofício desta CORTE ao Presidente da Casa Legislativa”, escreveu.


O presidente do TSE atendeu a um pedido feito pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Na decisão, Moraes afirma que os parlamentares frearam a divulgação de fake news.


"A análise individualizada da situação dos deputados Federais, depreende-se que houve a cessação de divulgação de conteúdos revestidos de ilicitude e tendentes a transgredir a integridade do processo eleitoral pelos parlamentares Major Vitor Hugo, Marcel Van Hattem, bem como os candidatos eleitos ao mesmo cargo Gustavo Gayer e Nikolas Ferreira, razão pela qual se mostra viável a reativação dos respectivos perfis, mantendo-se, porém, a remoção das postagens irregulares por eles veiculadas".


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!