quinta-feira, dezembro 08, 2022

Turista português viraliza com vídeo em que narra assalto e recuperação de celular em favela do RJ: 'Traumatizado'

Um vídeo de um turista português narrando um assalto e a recuperação do aparelho celular em uma favela do Rio de Janeiro viralizou nesta quinta-feira (8).


O relato do youtuber Leandro Rodrigues, de 20 anos, que chegou à cidade na terça-feira (6), parece inverosímil em um primeiro momento, mas vai ganhando contornos reais à medida em que ele alterna o relato com fotos do resgate do aparelho.


Leandro também mostrou a conversa do assaltante prometendo o celular que foi roubado para a namorada e, por fim, policiais militares expondo para ela conversas que o assaltante tinha com outras mulheres.


A Polícia Militar confirmou que uma equipe da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Pavão/Pavãozinho/Cantagalo auxiliou um cidadão que se apresentou como turista e informou ter tido o celular subtraído quando estava na Avenida Atlântica, em Copacabana.


O celular, que passou pelo Morro do Pavão-Pavãozinho, foi encontrado na Rua Ataulfo de Paiva, perto da estação Antero de Quental, no Leblon, a partir da localização indicada pelo aparelho.


"Não houve detidos relacionados ao fato. Ainda de acordo com o comando da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), um procedimento foi instaurado para apurar os fatos relatados em vídeos que circulam nas redes sociais", informou a PM.

O assalto

De acordo com o vídeo postado pelo turista português Leandro Rodrigues, ele e o amigo Daniel Walter, de 25 anos, foram assaltados na terça-feira (6), quando chegaram a Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.


Os dois foram fazer uma foto de uma escultura na areia da praia quando um ladrão passou de bicicleta e tomou o celular da mão de Daniel.


“Achei que fossem nos roubar no terceiro dia, mas foi nos primeiros 10 minutos”, disse ele, que contou que conseguiu achar o aparelho porque compartilha a localização do celular com o amigo.


Eles pediram ajuda a uma patrulha, que passou a seguir a localização e, segundo Leandro no vídeo, teria ido parar na entrada de uma favela, no Pavão-Pavãozinho.


O jovem português contou que precisou trocar de carro para subir a localidade e tentar achar o telefone. Lá, ainda segundo Leandro, teria havido uma perseguição ao assaltante quando este foi encontrado, mas que o mesmo teria conseguido fugir e se livrar do aparelho nas imediações da Antero de Quental, no Leblon.


Leandro Rodrigues: assaltado em 10 minutos em Copacabana — Foto: Reprodução/Redes sociais


Presente para a namorada

Os turistas recuperaram o celular e, ao acessar o aparelho, viram conversas do assaltante registradas no telefone, que se logou em sua conta do Facebook. Nelas, ele prometia dar o celular roubado para a namorada.



No bate-papo do Messenger, o turista conta ainda ter visto outros planos do assaltante:


“Do nada desmantelamos uma rede de assaltos no ‘Pavão’", disse em referência ao Pavão-Pavãozinho, em Copacabana.


As supostas conversas do assaltante com a namorada — Foto: Reprodução/Redes sociais


PMs descobriram traição

O final do vídeo mostra o turista filmando os policiais que o ajudaram na empreitada olhando as conversas do assaltante e descobrindo que o criminoso traía a namorada com outras meninas.



Um PM ligou para a jovem, falou das traições, disse que vai encaminhar as conversas e que vai monitorar o grupo.


“O safado do seu namorado é ladrão e queria te dar o celular de presente, mas você não vai ter mais nada não. Tenho a foto de todo mundo aqui”, diz.

O comando da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) informou que um procedimento foi instaurado para apurar os fatos relatados e os vídeos que circulam pelas redes sociais.


PMs conferem as conversas do assaltante e ligam para a namorada do criminoso — Foto: Reprodução/Redes sociais


Turistas traumatizados

Em conversa com o g1, na tarde desta quinta-feira (8), Leandro Rodrigues, que á natural do Porto, em Portugal, brincou com a situação ao ser perguntado o que sentiu junto com o amigo depois que tudo terminou.



"Ficamos tristes ao ser afastados do caso", disse rindo para depois falar sério.


"Ficamos traumatizados com a situação e estamos com medo de sair do hotel. Não sabemos se os assaltantes podem nos perseguir. Agora, só queremos ir embora", disse.

Perguntado sobre o que achou da conduta dos policiais, ele disse que entendeu que eles estavam verificando as conversas para obter mais detalhes para a investigação.


"Achamos que eles estavam investigando para entender quem eram aquelas pessoas, o ladrão, e depois nos orientaram a deslogar da conta do Facebook e apagar tudo", disse ele, que não descarta voltar ao Rio em um outro momento.


"Quem sabe daqui a uns 10, 15 anos", disse.


Leandro e Walter: eles vão voltar para Portugal — Foto: Reprodução/Redes sociais


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!