quarta-feira, outubro 20, 2021

Governo do Reino Unido resiste a novas medidas contra Covid apesar de alerta de hospitais

O ministro da Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, resistiu nesta quarta-feira (20) a apelos de médicos por novas medidas para conter uma onda crescente de infecções de Covid-19, apesar de seus alertas de que os hospitais estão prestes a ficar sobrecarregados.


Sajid Javid, ministro da saúde britânico, ao lado de painel com números do coronavírus no Reino Unido nesta quarta (20) — Foto: Toby Melville/Pool/Reuters


O Reino Unido registrou 223 mortes novas de Covid-19 na terça-feira, o maior número diário desde março, e os casos no país são os maiores da Europa, com quase 50 mil infecções novas informadas nesta quarta.


Javid anunciou acordos para dois antivirais experimentais contra a Covid-19, um desenvolvido pela MSD e pela Ridgeback Therapeutics e outro da Pfizer, reforçando a estratégia de contar com vacinas e remédios para limitar o estrago durante o inverno ao invés de restrições.


Plano B

Ainda assim, o ministro alertou que as pessoas deveriam se vacinar e receber doses de reforço quando possível, ou então um "Plano B" — que envolve medidas limitadas como obrigatoriedade de máscaras, uma ordem de trabalho domiciliar e passes de vacinação para acesso a certos locais — poderia ser acionado.


"Estamos observando atentamente os dados, e não implantaremos nosso Plano B de medidas de contingência a esta altura", disse ele, acrescentando que cinco milhões de pessoas de mais de 16 anos continuam não vacinadas e que os casos podem chegar a 100 mil por dia.

O governo do primeiro-ministro Boris Johnson disse estar contando com as vacinas, inclusive doses de reforço para os vulneráveis, para evitar lockdowns de inverno, já tendo desativado a economia três vezes.


No entanto, a vacinação empacou, ficando atrás daquela de vários países europeus, e o programa de doses de reforço começou lentamente.


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!