quarta-feira, outubro 20, 2021

Criminosos usam jogos online para aliciar menores de idade, diz governo do México

Criminosos têm usado plataformas de jogos online para aliciar menores de idade no México, afirmou o governo do país latino-americano nesta quarta-feira (20).


Imagem de mão com teclado iluminado ilustra reportagem sobre jogos online — Foto: Soumil Kumar/Pexels


A denúncia foi feita após o resgate de três adolescentes que estavam desaparecidos. Segundo as autoridades mexicanas, eles haviam sido recrutados para vigiar o movimento da polícia em um morro.


"Vamos mandar uma mensagem às famílias sobre o risco dos jogos eletrônicos, que pode ficar muito violento", disse o presidente mexicano, López Obrador, em entrevista coletiva.


"Tem jogos em que, a partir do anonimato, eles se relacionam e iniciam um processo de persuasão, de recrutamento", disse o subsecretário de Segurança, Ricardo Mejía.

Os criminosos usam, nas plataformas, apelidos relacionados a carteis mexicanos, como o de Jalisco e o da região Nordeste, disse o subsecretário. Além disso, usuários como "sicai0os", "c4art3l" e outras variantes também são investigados pela polícia.


Segundo Mejía, os riscos se estendem também para redes sociais como TikTok e Instagram. Ele argumentou que crianças e adolescentes são aliciados principalmente para trabalhos de vigilância, por não despertarem suspeitas.



Menores desaparecidos

O subsecretário de Segurança afirmou que em 9 de outubro as autoridades resgataram três adolescentes em uma casa no estado de Oaxaca, na região sul, e capturaram uma mulher que tentava transferi-los para Nuevo León, no norte do México.


Os menores, de 11 a 14 anos, haviam sido declarados desaparecidos. Segundo seus pais, eles eram jogadores assíduos de Free Fire, um jogo gratuito de ação e batalha.


Um dos jovens teria começado "uma amizade com um usuário" que, após obter seu número de telefone, ofereceu a ele um emprego em Monterrey, disse Mejía


Ele explicou que, entre outras funções, eles seriam responsáveis por ficar em um morro conferindo sinais de rádio para avisar sobre qualquer alteração, ou a chegada de policiais, com um salário mensal de 8 mil pesos (cerca de R$ 2 mil).


O adolescente convidou dois colegas de escola para irem, juntos, a uma rodoviária, de onde uma mulher os levaria para Monterrey. Como eles estavam jogando online, as autoridades puderam localizá-los por meio do GPS.


A Rede pelos Direitos da Infância do México (Redim) denuncia que milhares de crianças são recrutadas todos os anos pelo narcotráfico e outros grupos do crime organizado, apontados como responsáveis pela espiral de violência que vive o México.


Fonte: France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!