quinta-feira, julho 01, 2021

Aziz: CPI fará acareação com participantes de jantar em que teria havido pedido de propina

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou nesta quinta-feira (1º) que a comissão fará uma acareação com os participantes do jantar em que, segundo Luiz Dominguetti, policial que se apresenta como representante da empresa Davati Medical Supply, teria havido um pedido de propina por parte de um então diretor do Ministério da Saúde.


Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid — Foto: Reprodução/TV Senado


Aziz deu a declaração durante o depoimento de Dominguetti. Segundo o policial, houve um jantar em 25 de fevereiro em que Roberto Dias, à época diretor de Logística do ministério, pediu propina de US$ 1 por dose, numa negociação que envolveria 400 milhões de doses da vacina da Astrazeneca.


Nesta quinta, Roberto Dias divulgou uma nota na qual negou ter pedido propina a Dominguetti e afirmou que "terceiros" têm interesse na denúncia. Dias foi exonerado do cargo na última terça (29).


De acordo com Omar Aziz, cinco pessoas deverão participar da acareação. Ele citou os nomes de Luiz Paulo Dominguetti; Christiano Carvalho, representante da Davati no Brasil; e Roberto Dias.


"Nós vamos ter de trazer o Christiano aqui, juntamente com o senhor [Dominguetti], juntamente com o Roberto, juntamente com outras pessoas, para a gente fazer uma acareação a cinco", disse Omar Aziz.


Senadores defendem prisão de Dominguetti

Durante o depoimento de Dominguetti, senadores defenderam a prisão do policial militar por "falso testemunho". A medida, entretanto, foi refutada por Omar Aziz.


"Na acareação, se houver algum tipo de querer brincar com esta CPI, de querer atrapalhar as investigações, de querer desnortear o trabalho que nós estamos fazendo, as consequências não serão as mesmas de hoje", alertou o presidente da CPI.


A senadora Simone Tebet (MDB-MS) também defendeu a realização da acareação.


"É fundamental, neste momento, não chamarmos o Coronel Blanco ou mesmo o Dr. Christiano sozinhos. Agora é hora de colocar os três no banco da Comissão, numa acareação coletiva do senhor Cristiano com o senhor Dominguetti, juntamente com o coronel Blanco, de pôr tudo aqui para que a gente possa juntar definitivamente as peças desse quebra-cabeça", disse.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!