quarta-feira, junho 30, 2021

PF abre inquérito para investigar negociações de aquisição da Covaxin



A Polícia Federal abriu um inquérito nesta quarta-feira (30) para investigar se houve crime nas negociações de aquisição da vacina contra a Covid-19 Covaxin, produzida na Índia.


O diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, atendeu a um pedido do ministro da Justiça, Anderson Torres, e enviou a apuração para o Serviço de Inquérito Especiais (Sinq), que geralmente cuida de inquéritos direcionados ao tribunais superiores.


As negociações para aquisição da Covaxin também são alvos do Ministério Público e da CPI da Covid. O imunizante é o mais caro negociado pelo governo até agora, e o contrato foi firmado entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos, empresa sem relação com a indústria de vacinas e que intermediou as negociações.


Também nesta quarta, a Procuradoria da República no Distrito Federal abriu uma apuração criminal para apuar as negociações.


Nesta terça (29), os ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Wagner Rosário (Controladoria Geral da Uniao) anunciaram a suspensão do contrato para compra da Covaxin.


CPI da Covid

Em depoimento à CPI da Covid, na semana passada, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, disseram ter relatado ao presidente Jair Bolsonaro as suspeitas envolvendo a Covaxin. Segundo eles, a reunião aconteceu em março deste ano.


Segundo Luis Miranda, ao ouvir o relato, Bolsonaro citou o nome do deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara. Barros nega envolvimento em irregularidades.


Um dia antes do depoimento do irmãos Miranda à CPI, Bolsonaro disse em uma rede social que teve uma reunião com o deputado Luis Miranda, mas negou ter sido avisado sobre as suspeitas.


À Procuradoria Geral da República, porém, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse ter sido avisado por Bolsonaro e que o ministério não encontrou irregularidades.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!