quarta-feira, maio 16, 2018

Justiça Federal determina bloqueio de até R$ 100 milhões de sete investigados na Operação Efeito Dominó

Carlos Alexandre de Souza Rocha, o Ceará, chega ao Aeroporto Internacional de João Pessoa (PB) (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Carlos Alexandre de Souza Rocha, o Ceará, chega ao Aeroporto Internacional de João Pessoa (PB) (Foto: Walter Paparazzo/G1)

O juiz Nivaldo Brunoni, da 23ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, determinou o bloqueio de até R$ 100 milhões de sete investigados que tiveram a prisão decretada na Operação Efeito Dominó, nesta terça-feira (15), entre eles Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como Ceará, delator da Lava Jato.

A quantia determinada no bloqueio é para cada um dos investigados. Veja, abaixo, a lista.

A ação, cumprida em sete estados, é um desdobramento da Operação Spectrum, deflagrada em 2017. Na ocasião, Luiz Carlos da Rocha – o Cabeça Branca, um dos maiores traficantes da América do Sul, segundo a Polícia Federal (PF) – foi preso em Sorriso (MT).

O juiz também autorizou o bloqueio e a busca e apreensão de 16 veículos e equipamentos dos investigados. Além disso, houve a determinação de sequestro e indisponibilidade de três bens imóveis, sendo dois apartamentos e uma fazenda.

Na decisão, Brunoni afirma que "indícios colhidos até o momento indicam que os investigados não possuem renda lícita compatível com o padrão social que usufruem".

"Há fortes indícios de que a intensa movimentação financeira e o patrimônio que ostentam estejam relacionados com recursos advindos de atividades ilícitas relacionadas à lavagem de dinheiro dos recursos provenientes do tráfico internacional de drogas promovido pela organização criminosa liderada por Luiz Carlos da Rocha [o Cabeça Branca]", diz o juiz.

PF apreendeu dinheiro durante busca realizada em Recife, pela Operação Efeito Dominó (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
PF apreendeu dinheiro durante busca realizada em Recife, pela Operação Efeito Dominó (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Investigados com bloqueios determinados:
Carlos Alexandre de Souza Rocha (o Ceará);
Edmundo Gurgel Junior;
Ivo Queiroz Costa Filho;
Leonir Vettori;
Hamilton Brandão Lima;
Pedro Araújo Mendes Lima;
Geraldo Ferreira Filho.
Eles tiveram as prisões decretadas pela Justiça nesta terça. Dos oito mandados de prisão expedidos, não houve determinação de bloqueios apenas para o investigado José Maria Gomes, preso temporariamente.

Conforme a PF, até as 22h50 desta terça, estava prevista a chegada a Curitiba de seis investigados. Eles serão encaminhados para a Superintendência da PF. Hamilton e Pedro Araújo têm as chegadas programadas para a manhã de quarta-feira (16).

O G1 tenta contato com as defesas dos investigados.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!