segunda-feira, abril 02, 2018

Grêmio supera retranca do Brasil, aplica chocolate na Arena e encaminha título gaúcho

Foram sete anos de vacas magras em termos regionais em que o Grêmio não teve o gosto de vibrar com a conquista do título gaúcho. Neste dia 1º de abril, o time de Renato Portaluppi mostrou a verdade em campo: exibiu uma diferença técnica gigantesca e aplicou um “chocolate” de 4 a 0 em cima do Brasil de Pelotas, no jogo de ida da final do Gauchão. Assim, encaminhou o fim do jejum no estadual e a conquista da taça – sem falar no belo presente de Páscoa para a torcida azul.

Falta o jogo de volta, é verdade, e que será disputado no próximo domingo, no Bento Freitas. Mas Clemer não conseguiu completar a missão de sair vivo da Arena e terá de realizar uma epopeia em casa para ainda sonhar com o título. O Xavante até resistiu ao Grêmio no primeiro tempo. Mas a partir da expulsão de Éder Sciola, no fim da primeira etapa, os donos da casa sobraram. Everton, em duas assistência de Jael, Alisson e Ramiro anotaram os gols gremistas.


COMO FICA
Com o resultado, o Grêmio pode perder até por três gols que será campeão do Gauchão. Já o Brasil precisa vencer por quatro gols para levar a decisão para os pênaltis ou por cinco ou mais para ser campeão. Diferentemente das quartas de final e semifinais, não há saldo de gols qualificado na decisão. O jogo de volta ocorre no próximo domingo, às 16h, no Bento Freitas, em Pelotas.

PRIMEIRO TEMPO
 Assim que o árbitro Anderson Daronco iniciou a partida, os dois times logo apresentaram suas armas. O Grêmio tratou de tocar a bola, no melhor estilo “tiki-taka”. O sistema fez a bola rolar intensamente, enquanto o Brasil se retraiu no campo defensivo, vendo  o grupo de Renato rodar e girar.


Só que essa sistemática do Grêmio teve muitas dificuldades de derrubar o paredão proposto por Clemer, na intermediária. Em jogadas individuais, Luan brilhava no primeiro lance, mas não conseguia transformar as iniciativas em chance de gol. Jael teve boa chance de abrir o marcador, em um chute frontal.

A estratégia proposta por de Clemer esteve muito perto de dar certo. Em uma escapada, Calyson surgiu como homem surpresa na grande área. Desviou de cabeça após cruzamento de Artur, em bola que saiu próxima ao travessão, na melhor chance da primeira etapa.

EXPULSÃO DECISIVA
O Brasil fazia grande partida na primeira etapa. Marcava bem e não cedia espaços ao Grêmio. Até Éder Sciolo colocar tudo por água abaixo – ou o árbitro Anderson Daronco, para os xavantes. O lateral já tinha recebido um amarelo “bobo”, ao bloquear com a mão um chute na entrada da área. Ao final do primeiro tempo, dividiu bola pelo alto com Luan, que ficou caído após ser atingido pela costas. Daronco não perdoou e colocou o atleta pra rua. A partir dali, tudo mudaria na partida.

SEGUNDO TEMPO
Com um jogador a mais e espaço em campo, o Grêmio surpreendeu o Xavante com poucos segundos. Na intermediária, Arthur achou Jael em frente a área, que exercia a função de pivô. O centroavante fez lançamento rasteiro por entre as linhas da zaga. Nesse corredor, encontrou Everton. Com um chute cruzado, o atacante não perdoou.

O tento não somente aumento a confiança gremista, como atordoou os visitantes. Assim, o segundo gol veio logo em seguida, novamente em jogada coletiva. Após lançamento qualificado de Maicon, Jael surgiu alto na grande área para desviar de cabeça. Marcelo Pitol saltou e executou a defesa, em um primeiro momento. Na pequena área, Alisson errou o primeiro chute, mas tempo de se recuperar e tocar para as redes.

Insaciável, o grupo de Renato tentava encaminhar o título na Arena. E ficou realmente muito perto disso. A começar por um toque de calcanhar de Jael, que resultou no gol de Everton. Ramiro ainda ampliou o placar em cobrança de falta, ao aproveitar falha de Pitol.  


DUPLA AFIADA
Ninguém jogou mais na partida do que Jael e Everton. Foram eles que deram um belo presente de Páscoa ao torcedor gremista. Dos pés do centroavante, surgiram duas assistências para o atacante velocista. E um desses passes ainda foi de letra.

FALHA NA HORA ERRADA
Sempre tão seguro, Marcelo Pitol se tornou referência do Brasil de Pelotas e um dos melhores jogadores do campeonato. Mas que acabou falhando na Arena. Em uma cobrança de falta frontal, Ramiro bateu forte, mas no centro do gol. O goleiro xavante aceitou, o que seria o quarto gol gremista. 

PÚBLICO E RENDA
Público e renda da final do Gauchão. Pessoal se guardando pra Libertadores, aparentemente #trarenagre pic.twitter.com/0u6mGTm5iT

— eduardo moura (@dado_moura) 1 de abril de 2018

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!