terça-feira, março 06, 2018

Prefeito de Embu das Artes pede afastamento antes de julgamento de habeas corpus

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB), teve um pedido de afastamento do cargo aceito pela Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (6). À tarde, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) devem analisar um pedido de habeas corpus que evita a sua prisão.

O pedido foi criticado pelos vereadores de oposição, que são minoria na Câmara. Com a maioria a favor, o pedido do agora prefeito afastado passou sem dificuldades, por 11 votos a 4, em sessão extraordinária, convocada às pressas. Quem assume agora é seu vice, Dr. Peter Calderoni (PMDB).

Ney Santos fica afastado por tempo indeterminado, alegando motivos particulares oficialmente. Em nota divulgada pela Prefeitura, Santos disse que pediu afastamento para não prejudicar o andamento da cidade e para que a disputa judicial não atrapalhe os projetos em desenvolvimento.

Em dezembro de 2016, a Justiça decretou a prisão de Ney Santos depois de aceitar a denúncia do Ministério Público que mostrava haver ligações entre o prefeito e o crime organizado e o tráfico de drogas. Segundo a denúncia, ele usava uma rede de postos de combustíveis para lavar o dinheiro do crime.

Em janeiro, já eleito prefeito - mas procurado pela Justiça -, Santos não apareceu para tomar posse. Só assumiu o cargo em fevereiro, depois que uma liminar do STF suspendeu o pedido de prisão. Em entrevista, ele disse ser vítima de perseguição.

Em 2010, Ney Santos já tinha enfrentado uma investigação parecida. Na época, a polícia apreendeu computadores, máquinas de contar dinheiro e uma Ferrari avaliada em mais de R$ 1 milhão em endereços dele.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!