terça-feira, março 06, 2018

‘Brincadeira’ de GTA nas ruas de cidade em MG poderia ter terminado com menores baleados por polícia, diz delegado

A ideia de dois adolescentes de “brincarem” de GTA nas ruas de Elói Mendes (MG) poderia ter consequências graves, segundo o delegado que acompanha o caso. O jogo de videogame que, entre outras atividades, mostra personagens atirando em pessoas, foi a inspiração para os jovens de 14 e 17 anos atirarem com uma espingarda de pressão, com chumbinho, contra pessoas e carros.

Além dos quatro feridos, que foram atingidos com tiros de chumbinho, o delegado Ed Elvis Rodrigues Garcia afirma que o caso poderia ter terminado em tragédia. Para o delegado, se os menores tivessem cruzado com uma viatura da Polícia Militar, a reação dos militares poderia ferir os menores.

Espingarda de pressão usada por adolescentes foi apreendida em Elói Mendes (MG) (Foto: Reprodução/EPTV)
Espingarda de pressão usada por adolescentes foi apreendida em Elói Mendes (MG) (Foto: Reprodução/EPTV)

“Ao saírem do carro e, se saírem com o armamento, poderia ter disparo de arma de fogo da polícia, entendendo que ela estava sendo agredida, e repelindo essa injusta agressão. Esses menores poderiam ter sido vitimados com tiro da polícia, porque não tem como numa ação dessa, com o pouco de informação que você tem, fazer essa análise e ter um melhor desfecho”, explica.

Imagens de uma câmera de segurança flagraram o momento em que uma das vítimas é atingida por um disparo, vindo de um carro preto, onde estavam os adolescentes. Foram pelo menos 10 disparos, que atingiram as quatro pessoas, além de carros e um restaurante.


“Nós fomos acionados ontem entre 18h e 19h, no pronto-socorro municipal, onde algumas vítimas, em momentos próximos, deram entrada com possíveis disparos de arma de fogo. E depois foi averiguado que era uma arma de pressão e chumbinhos”, explica o tenente da Polícia Militar Alex Rodrigues Costa.

As vítimas passam bem, mas uma delas, um trabalhador rural de 72 anos, terá que ser submetido a uma cirurgia. Outra vítima, um marceneiro, ainda está com o chumbinho alojado no corpo.

Câmera flagrou momento em que vítima é atingida por chumbinho em Elói Mendes (MG) (Foto: Reprodução)
Câmera flagrou momento em que vítima é atingida por chumbinho em Elói Mendes (MG) (Foto: Reprodução)

Os dois adolescentes contaram à polícia que dispararam contra as vítimas depois de assistirem ao jogo virtual. Eles decidiram reproduzir o que viram no videogame nas ruas da cidade.

“Um jogo como esse que, às vezes mostra uma violência, também pode levar a este tipo de ação. Importante os pais acompanharem, orientarem seus filhos a respeito disso”, conta o tenente.

Cuidados
Para a psicológa Tanit Miranda Camargo Ferreira, é preciso cautela ao associar o fato com as cenas reproduzidas no jogo. “Nós não podemos dizer que os jogos por si só geram um comportamento agressivo. O que acontece é uma soma de fatores", explica.

"Se nós temos indivíduos com uma pré-disposição e aí somado à questão do ambiente, da criação, do acompanhamento dos pais, aos estímulos que eles recebem, muitas vezes através de programas, filmes ou jogos, nós podemos então ter comportamentos agressivos ou viciantes”.


A profissional orienta os pais quanto ao uso de jogos em casa por crianças e adolescentes. “Não adianta colocar regra. Tem é que acompanhar, perceber se ele tem alguma atitude estranha, se está mais agressivo. Porque o que a gente sabe que é comprovado, é que esses jogos geram certas atitudes impulsivas, sentimentos depressivos ou irritadiços. Então, quando você percebe esta mudança no filho, no comportamento, tem que conversar mais, perguntar, ver se precisa de um acompanhamento e aí dar as devidas intervenções às situações”.

Disparos de chumbinho em Elói Mendes (MG) também atigiram carros e estabelecimentos comerciais (Foto: Reprodução/EPTV)
Disparos de chumbinho em Elói Mendes (MG) também atigiram carros e estabelecimentos comerciais (Foto: Reprodução/EPTV)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!