terça-feira, março 06, 2018

Golpe usa carta para fazer com que contribuinte acesse a site falso, diz Receita

A Receita Federal alertou nesta segunda-feira (5) que golpistas estão se passando por servidores da instituição e enviando cartas falsas a contribuintes pedindo que eles acessem um site para atualizar dados.

Apesar de conter a marca da Receita Federal, a instituição informa que a carta é uma tentativa de golpe. O endereço eletrônio informado na correspondência também não tem relação com o órgão.

De acordo com a Receita, o contribuinte que receber esse tipo de correspondência deve destrui-la e jamais acessar o site indicado.

A Receita Federal adverte que, para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão: idg.receita.fazenda.gov.br.

Caso acesse outros endereços eletrônicos que não sejam do Fisco, o contribuinte estará sujeito programas que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.

No que se refere a dados bancários de pessoas físicas, a Receita Federal informou que o contribuinte só os informa ao próprio órgão, a seu critério, para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda.

"Em ambos os casos, a informação é fornecida na declaração do Imposto de Renda", explicou o Fisco.

Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, acrescentou o órgão, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal. Nenhum outro site ou endereço na Internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal.

Carta usada em golpe do IR (Foto: Reprodução do site da Receita Federal)
Carta usada em golpe do IR (Foto: Reprodução do site da Receita Federal)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!