sexta-feira, janeiro 12, 2018

Sem aparelho de endoscopia em hospital de Ferraz, paciente fica mais de 40 horas com prótese dentária entalada na garganta

 Antônio Monteiro Cantalice, morador de Ferraz de Vasconcelos, ficou mais de 40 horas com porótese entalada na garganta (Foto: Antônio Monteiro/ Reprodução)

A falta de um aparelho de endoscopia no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos e a burocracia provocaram dias de angústia para o paciente Antonio Monteiro Cantalice, de 59 anos e familiares. O morador da cidade ficou com uma prótese dentária entalada na garganta por mais de 40 horas, aguardando atendimento para a retirada do material. O procedimento foi feito na manhã de quinta-feira (11) no hospital Santa Marcelina de Itaquera.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que o paciente foi prontamente atendido quando chegou ao hospital após já ter engolido a prótese. O G1 aguarda informações sobre a situação do aparelho de endoscopia no Hospital Regional de Ferraz.

Segundo a filha dele, Michele Maria Cantalice, o problema começou na última terça-feira (9), quando o paciente se engasgou com a prótese dentária. "Corremos com ele para o hospital regional de Ferraz. Chegando lá, fizeram o raio-X e disseram que era necessário fazer uma endoscopia para ver como está a situação por dentro, já retirar ou já fazer uma cirurgia. O problema é que o hospital está sem o aparelho de endoscopia há dias e ai começou a nossa corrida contra o tempo".

A equipe médica do hospital regional de Ferraz solicitou a transferência do paciente para um hospital que tivesse o procedimento.

A transferência foi autorizada pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) por volta das 19h de terça e o paciente seria atendido na quarta (10) no hospital Santa Marcelina de Itaquera. "O regional de Ferraz não tinha ambulância para levar meu pai, então ele ia perder a vaga. Fui na Ouvidoria do hospital, onde fui muito bem tratada e, depois de uma força-tarefa, meu pai foi transferido em um carro normal para o Santa Marcelina, acompanhado de uma enfermeira. Mas ai tivemos mais problemas", contou.


A filha conta que o Hospital Santa Marcelina de Itaquera não quis realizar o procedimento porque o paciente deveria estar acompanhado de um médico do hospital de origem, o que não teria sido solicitado em nenhum momento durante o pedido de transferência. "O hospital não avisou que tinhamos que ir com um médico do Regional. Meu pai voltou para Ferraz com a dentadura entalada na garganta", comentou a moça.

Por volta das 20h de quarta, a família recebeu um novo comunicado do hospital regional de Ferraz informando que a endoscopia seria feita na manhã de quinta, no Santa Marcelina de Itaquera.

A prótese dentária foi retirada apenas na quinta-feira em um procedimento que demorou cerca de 20 minutos. O paciente retornou ao Hospital Regional de Ferraz e recebeu alta no fim da tarde.

Agora, a família vai pagar por exames particulares para saber se o tempo em que a prótese ficou entalada na garganta causou alguma lesão. Se houver, a família afirma que vai processar o Estado.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que "o Sr. Antônio foi prontamente atendido, assim que deu entrada na unidade, passando por classificação de risco e avaliação médica. Como o paciente apresentava condições clínicas estáveis e sem correr risco iminente, ele foi encaminhado o mais rápido possível para o Santa Marcelina de Itaquera em carro oficial devidamente acompanhado de um profissional de saúde, para passar por exames específicos. Ou seja, o quadro clínico do Sr. Antônio não configurava a necessidade de ambulância. O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos está à disposição dos familiares para quaisquer esclarecimentos."

Hospital Regional de Ferraz Osíris Florindo Coelho está sem aparelho de endoscopia disponível (Foto: Jamile Santana/G1)
Hospital Regional de Ferraz Osíris Florindo Coelho está sem aparelho de endoscopia disponível (Foto: Jamile Santana/G1)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!