quarta-feira, outubro 04, 2017

AGU se diz a favor de proibir telemarketing em campanha política

A Advocacia-Geral da União (AGU) entregou um memorial aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no qual defende a constitucionalidade da proibição do uso do telemarketing para realização de propaganda eleitoral. 

A vedação, questionada por uma ação do PTdoB, está prevista, em resolução de 2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação está sob relatoria do ministro Edson Fachin. 

Para o PTdoB, a proibição afronta o princípio da separação dos poderes, já que cria regra sem amparo na legislação elaborada pelo Congresso Nacional. 

O partido também alega que a restrição viola princípios como a livre manifestação do pensamento, a liberdade política, a liberdade de comunicação e o acesso à informação.

A AGU argumenta, contudo, que a vedação tem o objetivo de evitar a perturbação do sossego dos eleitores. "Constata-se, atualmente, um sentimento de repulsa cada vez mais difundido na sociedade em relação à utilização do telemarketing e à sua estratégia invasiva de divulgação e oferecimento de bens e serviços”.

Ainda de acordo com a AGU, a resolução do TSE não afronta a livre manifestação do pensamento, uma vez que veda a utilização de apenas um meio de propaganda, permanecendo válido todas as demais formas de divulgação de candidaturas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!