quarta-feira, outubro 04, 2017

Tite confirma escalação com Coutinho e Thiago Silva e avisa: ''Há espaço na lista''

Tite não é adepto do mistério. Foi assim mais uma vez nesta terça-feira. Depois de indicar o time titular no treino realizado na Granja Comary, em Teresópolis, o treinador confirmou a escalação para enfrentar a Bolívia pelas eliminatórias, nesta quinta-feira, com o retorno de Philippe Coutinho e as entradadas de Thiago Silva e Alex Sandro.
O treinador da seleção brasileira foi além e avisou: o goleiro Ederson será titular contra o Chile, no dia 10 de outubro, em São Paulo, na última rodada das eliminatórias para a Copa de 2018, na Rússia.

Tite faz anotações antes da coletiva desta terça-feira (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)
Tite faz anotações antes da coletiva desta terça-feira (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

- O time vai ser aquele que vocês viram no treino. Já estamos classificados, temos que aproveitar o tempo para consolidar a equipe. Temos atletas de alto nível. Marquinhos e Miranda já fizeram oito jogos juntos. Marquinhos e Thiago, um jogo e meio na Seleção. Miranda e Thiago meio jogo. Temos que prepará-los. Não sei o que vai acontecer ali na frente. Por isso a decisão - disse.
Sobre o retorno de Coutinho, que foi reserva contra Equador e Colômbia, Tite elogiou Willian, do Chelsea, e lembrou que o meia do Liverpool acabou deixando o time por ter ficado sem atuar durante a negociação com o Barcelona:
- O sistema de jogo é parecido. Tenho um mais vertical e agudo, que ataca os espaços (Willian), e outro mais construtor (Coutinho). Passamos por situações com o Coutinho que vocês sabem bem. E agora ele retorna ao time. São duas possibilidades muito fortes.
A oito meses da Copa do Mundo da Rússia, o treinador da Seleção deixou claro que a lista dos 23 convocados, que será anunciada em maio, ainda tem espaços. E citou a convocação de quatro jogadores que ainda não tinham sido chamados pela atual comissão técnica (Arthur, Fred, Danilo e Diego Tardelli) para explicar seu conceito.
- As ações falam por si. O fato de convocar quatro novatos mostra que estamos atentos e acompanhando todos nesses oito meses que restam até a Copa. É um tempo importante para consolidar, parar crescer, há esse espaço. É uma concorrência leal. Roubei esse termo ''competição'' do Roger, meu ex-atleta e hoje técnico. É competir em lealdade para estar bem no seu clube e ser convocado - explicou.
CONFIRA OUTRAS RESPOSTAS DO TREINADOR
EVOLUÇÃO
Não dei upgrade nenhum. A nossa equipe tem uma ideia. Quanto mais rápido eles chegam e mais descansados, ganho mais tempo de treinamento. Nós da comissão técnica voamos em voo normal. Mas os jogadores jogam no domingo. Então é importante eles chegaram mais rápido e descansados. Meu pedido foi esse, com cuidados de nutrição e médicos. Que é o melhor para a Seleção. Fui voar de helicóptero pela primeira vez no Rio. Não tenho vergonha de dizer isso. Não tem nada a ver. A ideia é estarmos mais próximos o mais rapidamente possível.
TESTES?
Não faço teste com atletas de alto nível. As oportunidades aparecem por momento técnico ou por lesão. Que é o caso do Alex Sandro. Eles precisam competir entre eles, mais têm que ser leais. Joguem muito, e cabe a mim e a comissão decidir. É uma grande oportunidade. Se eu fosse o Alex Sandro ia dentro. É assim mesmo.
ALTITUDE
Já estive duas vezes a La Paz e temos uma estratégia. A posse de bola é uma marca da equipe. Mas tenho outras estratégias táticas que vou segurar um pouco (risos).
O QUE TIRA SEU SONO?
Tira meu sono pensar em Copa e não pensar no agora. Minha vida inteira foi pautada em pensar no próximo passo. Fazer o treinamento de bola parada meu fascina. Como é bom ver esse nível de concentração em atletas de alto nível. Não conseguimos controlar resultado, mas controlamos o desempenho.
RESGATE
Eu não resgatei nada. Eu tenho uma equipe muito legal. Um grupo de atletas que comprou uma ideia. É o futebol que entendo como o futebol do Telê Santana, do Ênio (Andrade). É o futebol que entendo de equipe. E fazer parte disso é legal.

Tite diz que não conversou com Neymar sobre polêmica no PSG (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)
Tite diz que não conversou com Neymar sobre polêmica no PSG (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

NEYMAR X CAVANI
Acompanhei tudo através da imprensa. Não busquei nenhuma informação. Foi emblemático e vibrei, quando meteram uma bola para o Neymar e, de letra, deixou o Cavani na cara do gol.
Vibrei quando o Neymar marcou de pênalti e apontou para o Cavani. Não é a situação egoísta de eu sou o cara. Isso é senso de equipe, é a grandeza. Meus olhos me fizeram vibrar.
PAULINHO EM ALTA NO BARCELONA
Nenhum atleta, durante todo esse período de janela, eu me dei a liberdade de conversar e aconselhar. Eu falaria cuida da sua (risos). Não me dou esse direito, mas fico monitorando. O Paulinho foi para um clube desafiador. O jogo curto vai desenvolvê-lo também. Porque essa infiltração é de feeling, é do atleta. Ele está evoluindo e levando seu patamar. Espero que continue assim.
OPÇÕES POR POSIÇÃO
Temos sim A, B C. Mas tem casos como do Arthur. Fui assistir o Douglas no Girona, com Cleber e Sylvinho (auxiliares). Ele se assustou. Mas foi um jogador que surgiu no Vasco e fazemos esses acompanhamentos. Tem um tempo grande. A oportunidade bate na porta, como aconteceu com o Arthur.
PRIMEIRA VEZ NA GRANJA
Vou falar da minha emoção. Em tão pouco tempo, eu fico pilhado. É minha oitava convocação. É pouco tempo junto. No dia a dia a gente nota quando o cara está cansado. Mas é pouco tempo. É um ano, que parece um mês. Tenho que aprender a administrar de outra forma. É diferente dos clubes. A estrutura é sensacional. O único inconveniente é o clima, que a gente não consegue controlar. Mas todo o resto, os campos, tudo é sensacional.

Tite trabalhou pela primeira vez na Granja Comary e não escondeu a emoção (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)
Tite trabalhou pela primeira vez na Granja Comary e não escondeu a emoção (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

CORTE DE DIEGO
Conversei com o Diego e falei duas coisas: se sinta em paz. Vive um momento difícil na equipe, foi para Campinas e deu o máximo. Isso é conduta, caráter e grandeza. Isso transcende futebol. Que ele se sinta orgulhoso apesar do sentimento de frustração. Pedi para ele dar um abraço no Muralha, que tem meu respaldo e respeito profissinal. Decisão por pênaltis é injusto e desumano. Falo porque já passei por isso. Eu acabaria com isso se pudesse. Faria Golden Goal ou qualquer outra coisa. Acho pênaltis muito injusto com os cobradores e com os goleiros.
ÁRBITRO DE VÍDEO
Para mim o árbitro é uma artífice de uma ideia correta. Qual é a ideia? Justiça. O princípio é esse. Mas vai demorar? Isso é secundário. Foi pênalti, a bola entrou... A essência é o certo e o errado. Justo e injusto. Tudo o que vem depois é raso. Sou a favor sempre. O justo para mim é fascinante. E tem mais. Se tem vídeo, o atleta vai pensar dez vezes antes de fazer.
TESTES NO GOL
Vou falar para vocês porque já aviseo aos jogadores. O Alisson joga nesse jogo, e o Ederson está confirmado no jogo contra o Chile em São Paulo.
BOLÍVIA X BRASIL
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz.
Data e horário: quinta-feira, às 17h (de Brasília).
Provável escalação: Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Alex Sandro; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.
Pendurados: Miranda, Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Neymar, Gabriel Jesus, Daniel Alves e Fernandinho.
Arbitragem: Fernando Rapallini, auxiliado por Diego Bonfá e Gabriel Chade (todos da Argentina).
Transmissão: TV Globo (Galvão Bueno, Casagrande, Ronaldo e Arnaldo Cézar Coelho), SporTV (Milton Leite, Maurício Noriega e Muricy Ramalho) e GloboEsporte.com
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 15h30.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!