quarta-feira, setembro 06, 2017

Espera por consulta médica em Curitiba pode passar de dois anos e meio, diz prefeitura

A fila de espera por uma consulta médica com especialista, em Curitiba, pode passar de dois anos e meio, segundo informações da prefeitura. Pacientes da rede pública de saúde reclamam que, com a demora, acabam desistindo dos horários marcados e recorrem à rede particular ou, em alguns casos, melhoram do problema antes da consulta.
Segundo a prefeitura, de janeiro a julho deste ano, quase 10% dos pacientes que estavam com consultas marcadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) não compareceram. Na fila de espera por exames, as desistências chegam a 23%.
"Demorou muito, né. Aí eu até esqueci, e não vim", disse um paciente.
A dona de casa Erni Pesq conta que sentia dores no pulso e procurou uma unidade de saúde para marcar consulta com um ortopedista. A espera demorou mais de um ano e, quando chegou a data, ela não precisava mais. "Nem fui, por que eu já estava boa", disse.
De acordo com a prefeitura, o percentual de consultas perdidas só não é maior porque as unidades de saúde fazem encaixe dos pacientes de urgência ao serem avisadas das faltas. Por isso, é importante que o paciente peça o cancelamento, quando não puder comparecer.
"Por qualquer motivo que a pessoa possa ter naquele momento, desmarcar vai abrir oportunidade para o aproveitamento daquela consulta", diz Marcelo Kolling, médico do Departamento de Atenção primária da Prefeitura de Curitiba.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!