quinta-feira, julho 27, 2017

Semarh apresenta ações do “Água para Todos” a técnicos do Governo Federal

As ações do Programa Agua Para Todos (PAT) foram apresentadas durante visita da equipe técnica do Ministério da Integração (MI), que acompanhou e fiscalizou o convênio coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A visita começo na tarde desta quarta-feira (27), com uma reunião no gabinete do titular da pasta, Ivan Júnior, e se encerra nesta sexta-feira (28). A fiscalização ocorreu no interior, com visitas para verificar a implantação e andamento das tecnologias.

A meta do Programa no estado é de atender 4500 famílias com implantação de 57 barreiros e 145 sistemas simplificados de abastecimento de água. O titular da Semarh frisou que o RN é pioneiro em algumas das ações desenvolvidas pelo PAT, como por exemplo, a implantação de dessalinizadores em conjunto com os sistemas simplificados.

“Alteramos o plano de trabalho inicial e conversamos com o Ministério, que nos autorizou a inserção dos sistemas de dessalinização. Hoje nosso modelo de gestão dos sistemas é todo montado junto com a comunidade, no intuito que os beneficiários entendam a importância da participação deles para a sustentabilidade da tecnologia”, explicou.

O Coordenador Geral de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do MI, Rafael Rodrigues, elogiou a iniciativa da Semarh de solicitar a visita e aponta “que será muito importante a verificação das obras de engenharia e a conversa com as famílias beneficiadas, no tocante à continuação e até ampliação do convênio”, comentou.

Já a coordenação Estadual do Programa acrescentou que a vistoria vai facilitar a liberação dos recursos previstos para a segunda etapa. Dos 145 sistemas de abastecimento previstos, 26 já foram finalizados e 50 estão em andamento. Já em relação aos 57 barreiros, que vão permitir água para o rebanho dos agricultores, 13 já foram concluídos. O “Água para Todos” é um programa do Governo Federal voltado para o semiárido nordestino. Convênios assinados entre o Ministério da Integração e o Governo do Estado, através da Semarh, estão disponibilizando R$ 23 milhões para a implantação dos sistemas simplificados de abastecimentos de água em comunidades e aglomerados rurais e mais R$ 3,8 milhões para a construção dos barreiros.

Os critérios de escolha das cidades foram que os municípios apontados estejam entre os que receberam decreto de situação de emergência em decorrência da seca, entre os anos de 2003 e 2013, que sua população esteja em situação de extrema pobreza ou que sua população rural não possua acesso adequado às fontes hídricas para consumo humano ou dessedentação animal.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!