quinta-feira, julho 27, 2017

Balanças do aeroporto de Natal passam por fiscalização

Balanças do aeroporto de Natal passarão por inspeção nesta sexta-feira (28)  (Foto: TV Globo/Reprodução)
O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) anunciou que irá fiscalizar, nesta sexta-feira (28), as balanças do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, que fica em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O objetivo é garantir que nenhum consumidor seja lesado quando da pesagem de seus pertences no momento do embarque.
O Ipem ressalta que a fiscalização é obrigatória e periódica. Após a verificação, os instrumentos recebem um selo e lacre de segurança do Inmetro. “As balanças devem ser verificadas ao menos uma vez ao ano, e o selo vai indicar a data de validade dessa verificação. Já o lacre garante que o equipamento não foi alterado, conta a coordenadora”, acrescenta o órgão.
Consumidor também deve fiscalizar
Os passageiros também devem observar se o visor da balança está zerado antes de posicionar a bagagem e se há o selo de verificação do instrumento com validade de 2017 ou 2018, que atesta que a balança foi verificada.
Entre as irregularidades que podem ser encontradas, estão:
Balanças sem lacre e desreguladas
Instrumentos com visor danificado, que dificulta a leitura do peso ou sem obstrução do visor
Deslocamento da plataforma de pesagem, que pode resultar na pesagem incorreta;
Instrumentos sem o controle de verificação legal.
Em caso de suspeita de irregularidade, o consumidor pode denunciar ao Ipem/RN através do e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br ou ainda pelo 0800-281-4054. A ligação é gratuita.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!