quinta-feira, fevereiro 02, 2017

Moradores sem água invadem postos de saúde e escolas em Sorocaba

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Escolas, Centros de Educação Infantil (CEI's) e postos de saúde de Sorocaba (SP) foram invadidos durante a madrugada desta quinta-feira (2) por moradores de bairros
que estão sem água. Depois do temporal que atingiu a cidade na última terça-feira (31), uma adutora rompeu e o abastecimento de água está prejudicado em 55% do município.
Ao todo, 17 prédios públicos foram invadidos, principalmente na zona norte e na zona leste da cidade, região mais afetada pela falta d'água. 
A unidade da Vila Barão, que possui uma grande caixa d'água, houve arrombamento de portões. A Guarda Civil Municipal foi acionada para acompanhar os casos.
As escolas invadidas foram: Irineu Leister, no Jd. Ipiranga; CEI 69, no Jd. Ipiranga; CEI 67, Vila Barão; CEI 69, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleuterio; Walter Carreteiro, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleuterio; Edward Fru-Fru, Jardim Botucatu; Ana Cecília Falcato, Jardim Renascer; Maria L. Ayres Moraes, Jd. Sta. Marina; Norma Justi Dallara, Vitória Regia; Oficina Saber Norma Justi Dallara, Vitória Regia; Geny Kalil Milego, Hebert de Souza; Oficina do Saber, Jardim Rodrigo; CEI 71, Nova Esperança; Avelino L. Camargo, Nova Esperança; Basilio C. Daemon, Paineiras; Odila Caldine Crespo, Recreio dos Sorocabanos; Território Jovem, antigo CEI 33, Nova Esperança.

Estado de emergência
O prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), decretou estado de emergência para liberar verba emergencial que autoriza a compra de suprimentos e contratação de funcionários para o conserto da adutora, o que deve durar no mínimo até o início da próxima semana. Enquanto isso, caminhões-pipa da Sabesp vão ajudar a distribuir água na cidade.

Portões de escolas são arrombados por moradores em busca de água (Foto: Reprodução/TV TEM)Portões de escolas são arrombados por moradores
em busca de água (Foto: Reprodução/TV TEM)
“É uma situação grave. Então, gostaríamos de pedir para a população de Sorocaba economizar água. Essa adutora que é muito importante para o abastecimento da cidade foi rompida em função das chuvas e essa é a nossa solicitação” explica o diretor do Saae, Ronald Pereira da Silva.
Em nota, a Prefeitura disse que tomou conhecimento de 17 invasões na noite de quarta-feira (1º). Por conta desse ato por parte de algumas pessoas, a Guarda Civil Municipal (GCM) tomou medidas a fim de coibir as invasões. A Prefeitura acrescenta que compreende a preocupação popular, mas é contra os atos de invasão, causando danos ao patrimônio que é de todos.   
Os funcionários do Saae detectaram o problema na adutora manhã desta quarta-feira (1º) e, diante desse quadro, todos os 26 centros de distribuição existentes na cidade apresentam, neste momento, baixos níveis de água. Somente os bairros do Éden e Cajuru estão com abastecimento normalizado por conta da estação própria.
O trecho da adutora rompido está localizado às margens da rodovia Votorantim-Piedade, nas proximidades da Vila São João, no município vizinho. 

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!