segunda-feira, dezembro 12, 2016

Quadrilha de roubo de carros fez pelo menos 25 vítimas em três estados

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Pelo menos 25 pessoas foram vítimas da quadrilha que roubava veículos em Natal, no Rio Grande do Norte, e no Recife, em Pernambuco, e clonava os veículos
em João Pessoa. De acordo com Nélio Carneiro, delegado de Roubos e Furtos de Veículos, o número de vítimas pode aumentar à medida que o caso for divulgado. Na desarticulação da quadrilha, que tem um professor como chefe, a Polícia Civil prendeu quatro pessoas e apreendeu 11 carros.
“Acreditamos que ainda nesta segunda-feira (12) consigamos apreender um total de 20 veículos, por isso contamos com a divulgação do caso para ajudar a identificar mais vítimas”, comentou o delegado. O professor apontado como chefe do associação criminosa é concursado do estado da Paraíba e foi preso na escola em que dava aula, no bairro do Alto do Mateus, em João Pessoa.
Segundo Nélio Carneiro, o professor era o responsável por pesquisar veículos do mesmo modelo dos que eram roubados para pegar as placas e clonar os veículos. Na casa do suspeito, a polícia encontrou carimbos, placas, selos e documentos que eram usados para “legalizar” os veículos roubados nos estados vizinhos.
A ação da Polícia Civil que desarticulou a quadrilha aconteceu nas cidades de João Pessoa e Cabedelo, no Litoral paraibano, entre sexta-feira (9) e domingo (11). Um professor concursado do Estado da Paraíba é apontado como o chefe da quadrilha, segundo informou a Polícia Civil. Outros cinco veículos já foram identificados e estão sendo procurados.
De acordo com o Delegado de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas da Polícia Civil, Nélio Carneiro, as prisões e apreensões começaram na noite desta sexta-feira (9) e até o fim da tarde deste sábado (10) a polícia ainda estava em busca dos outros cinco veículos. O grupo começou a ser desarticulado com a prisão de um dos integrantes que estava com um carro roubado.
“Prendemos o primeiro suspeito com um veículo clonado e este foi apontado a participação dos outros integrantes. O grupo clonava os veículos roubados em anunciava os carros em sites de venda na internet. Eles diziam que os carros eram financiados, que estavam com as parcelas atrasadas e informavam que o comprador não iria mais precisar pagar as mensalidades restantes, vendendo por preços bem abaixo do valor de mercado. Outros carros também chegaram a ser vendidos a preço de mercado, como se fossem carros lícitos”, explicou o delegado Nélio Carneiro.
Segundo a Polícia Civil, sete pessoas foram conduzidas para a delegacia desde que a operação foi deflagrada, mas apenas quatro delas ficaram presas. “Entre os sete detidos, três deles haviam comprado o carro de boa fé, sem saber que eram clonados, e por isso foram liberados. Já os outros quatro sabiam da prática e são suspeitos de integrar a organização criminosa”, disse o delegado.
No fim da tarde deste sábado, o delegado Nélio Carneiro informou que estava saindo da Paraíba com destino a uma cidade no interior de Pernambuco para apreender mais cinco veículos que haviam sido roubados pelo grupo e que seriam revendidos.
Documentos adulterados
Além dos veículos clonados, a Polícia Civil apreendeu documentos adulterados, carimbos e selos falsificados com os suspeitos. O que chamou a atenção da polícia é que os documentos adulterados pela quadrilha eram feitos com cédulas originais. “Os documentos dos carros eram clonados com cédulas originais. Vamos acionar os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco para saber as origens dessas cédulas e apurar como eles conseguiam elas”, destacou o delegado Nélio Carneiro.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!