terça-feira, outubro 11, 2016

Suspensão do agendamento torna mais difícil a carteira de trabalho

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A necessidade de tirar carteira de trabalho se tornou um desafio, no Brasil. Um labirinto de filas e muitas dúvidas.
Era madrugada quando a fila começou a se formar em um posto de atendimento no centro do Rio. A maioria das pessoas estava ali pelo mesmo motivo: tirar carteira de trabalho.
O Ministério do Trabalho suspendeu o agendamento online por falhas no sistema. Agora, o trabalhador tem que ir direto a um posto.
O atendimento nos postos é por ordem de chegada. A pessoa apresenta os documentos para dar entrada no pedido da nova carteira, mas ela não fica pronta na hora.
O prazo é de até 15 dias úteis. Tempo para que o Ministério do Trabalho faça a impressão da carteira digital. Na hora, só em casos de urgência.
“Se ele tiver já com uma vaga de emprego garantida, ele levando uma declaração do empregador, o Ministério consegue viabilizar esta entrega no ato do atendimento, vai esperar alguns minutos apenas. E no modelo manual a carteira também é emitida no ato do atendimento”, explica Marta Cristina de Oliveira, coordenadora de registro profissional do Ministério do Trabalho.
Quem achou que já ia sair com o documento na mão se decepcionou.
“Eu achei que hoje ia sair com a carteira, mas ele falou 10 dias. Aí tem que esperar para ver”, conta Luiz Antonio Castro, de 15 anos.
Cleo acabou de fazer vários cursos na área de estética. Está há meses tentando a carteira para brigar por uma vaga no mercado de trabalho. “Eu estou com três diplomas em casa e preciso exercer a minha profissão”, diz.
Muita gente não pode nem dar entrada no pedido porque faltaram documentos. Para a emissão da primeira via da carteira, é preciso levar identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou de casamento, e uma foto três por quatro.
Vanessa conseguiu o mais difícil: o emprego. Não imaginava que tirar a carteira seria tão complicado. Nesta segunda-feira (10, ela finalmente deu entrada no documento. Ela está mais perto de virar uma trabalhadora registrada.
O ministério do trabalho pretende retomar os agendamentos em novembro. E forneceu o telefone 158 pra tirar dúvidas.

Fonte: Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!