sábado, setembro 03, 2016

Sem vaga, menino diagnosticado com hepatite é mandado pra casa

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Internado com diagnóstico de hepatite desde a última terça-feira (30) no Unidade de Pronta Atendimento (UPA) do Cajuru, em Curitiba, o menor Leonardo
Francisco Borges Cassimiro, de 8 anos, recebeu alta no fim da tarde desta quinta-feira (1º) após não conseguir uma vaga no Hospital Pequeno Príncipe, especializado no tratamento de crianças na capital, segundo familiares.

De acordo com Luciane Borges Cassimiro, mãe de Leonardo, a criança apresentou os primeiros sintomas na quarta-feira (24). Na sexta-feira (26), Luciane pagou pelo atendimento em uma clínica particular onde exames teriam diagnosticado a hepatite e um aumento de 7 cm do fígado de Leonardo. Na terça-feira seguinte, o garoto foi internado na UPA do Cajuru.

Ainda segundo a mãe, os médicos solicitaram um encaminhamento via Central de Leitos para o Hospital Pequeno Príncipe, onde exames mais detalhados poderiam verificar se a doença seria causada por um vírus ou bactéria, além de contar com médicos especializados, mas a transferência não teria ocorrido por falta de leitos no outro hospital.

De acordo com Luciane, o garoto ainda não recebeu nenhum tipo de tratamento, por falta de informações sobre a causa da doença, e está em repouso. O atestado médico, assinado pelo pediatra Dionísio Abrão, na última sexta-feira (26), orienta que a criança deve ficar afastado da escola “até segunda ordem”. Na UPA Cajuru, após a liberação, a orientação é que o garoto fique afastado de qualquer atividade pelos próximos 30 dias.


IMG-20160901-WA0183
“Atesto para os devidos fins que o menor Leonardo Francisco Borges Cassimiro apresenta hepatite, devendo ficar afastado da escola até 2ª ordem”.
O único encaminhamento recebido foi para uma consulta no Hospital Infantil Waldemar Monastier em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no próximo dia 22. “Não tenho noção de tratamento. A única coisa que o médico passou foi repouso e dieta. Mas ele mesmo disse que precisa de um especialista hepatologista com urgência”, diz Luciane. “Infelizmente o único meio de se conseguir é por meio do SUS”, completa.

De acordo com os últimos exames de Leonardo, a bilirrubina, substância amarelada encontrada na bile produzida no fígado, que deixa a pele amarelada, apresentou redução se comparado aos exames iniciais, mas ainda está acima dos valores de referência. “De todos os exames que ele fez, a bilirrubina foi a única que baixou. Por mais que esteja baixando ainda não temos um diagnóstico certo e isso é grave. Falam de hepatite mas nem se quer tem noção de qual tipo, visto que as virais deram negativo no primeiro exame”, conta a mãe de Leonardo.

Procurada, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba afirma que a criança apresentou “melhora clínica, laboratorial e quadro estável” e por isso recebeu a alta médica no fim da tarde de quinta-feira.

“O paciente Leonardo Francisco Borges, de 8 anos, o menino permaneceu na UPA Cajuru por três dias, com quadro hepático. Entretanto, como ele apresentou melhora clínica, laboratorial e quadro estável, com medicação, será avaliado por especialista em hepatologia no ambulatório do Hospital Infantil Waldemar Monastier no dia 22 de setembro. A família foi orientada a voltar ao serviço de saúde caso o quadro clínico do menino apresente qualquer tipo de alteração”, diz a nota.

De acordo com a assessoria do Hospital Pequeno Príncipe, o hospital não recebeu uma solicitação formal da UPA Cajuru para transferência de Leonardo para um dos leitos de emergência isolados, necessário quando o paciente apresenta alguma doença infecto-contagiosa. Ainda segundo a assessoria, o hospital conta com apenas duas vagas para pacientes que necessitam ficar em isolamento e ambas estão ocupadas há dez dias.

Fonte: Paraná portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!