sábado, setembro 03, 2016

Explosão em mercado na cidade do presidente das Filipinas deixa mortos

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Uma explosão em um mercado na cidade natal do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, matou ao menos 12 pessoas e feriu dezenas nesta sexta-feira (2),
afirmou um porta-voz do governo, acrescentando que as causas são desconhecidas.
Duterte estava em sua cidade, Davao, nesta sexta-feira, mas está a salvo em uma delegacia após a explosão, afirmou à Reuters seu filho Paolo Duterte, que é o vice-prefeito da cidade.
A explosão ocorreu em um mercado de rua em frente a um hotel de alto padrão. Um policial disse que ao menos 30 pessoas foram hospitalizadas.
A explosão ocorreu antes das 23h locais (meio-dia em Brasília) e deixou corpos espalhados em meio a destroços de mesas e cadeiras de plástico em uma rua fechada para a realização da feira, no centro da cidade.
              
Um dispositivo artesanal causou a explosão, informou o porta-voz presidencial Martin Andanar, acrescentando que traficantes de drogas contrários à guerra de Duterte contra o crime ou militantes islâmicos podem ser os autores.
"Há muitos elementos que estão furiosos com o nosso presidente e o nosso governo", disse Andanar à rádio DZMM. "Não descartamos a possibilidade de que eles [os narcotraficantes e os islamitas] possam ser responsáveis por isto, mas é muito cedo para especular", acrescentou.
Davao é a maior cidade do sul das Filipinas, com uma população de cerca de dois milhões de pessoas. Fica a cerca de 1.500 km da capital, Manila.

Os Estados Unidos manifestaram seus pêsames pelas vítimas do atentado.

Rebilião armada
Davao está na ilha meridional de Mindanao, onde os separatistas muçulmanos promovem há décadas uma rebelião armada que já deixou mais de 120 mil mortos.
Os rebeldes comunistas, que iniciaram uma revolta em 1968, também estão presentes nas zonas rurais de Mindanao.
Desde sua chegada ao poder, em junho, o presidente Duterte tem promovido negociações de paz com os comunistas. Os rebeldes e o governo acertaram, na semana passada, prolongar indefinidamente a trégua decretada com base nestas tratativas.
Duterte também iniciou conversações de paz com dois dos principais grupos rebeldes islâmicos, entre eles a Frente Moro Islâmica de Libertação (MILF).
Ao mesmo tempo, o novo presidente filipino lançou uma ofensiva militar contra o grupo islâmico Abu Sayyaf, criado no início dos anos 90, que declarou lealdade ao grupo Estado Islâmico.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!