segunda-feira, maio 09, 2016

Repórter e equipe da BBC são detidos e expulsos da Coreia do Norte

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O correspondente do canal de televisão BBC Rupert Wingfield-Hayes, a produtora Maria Byrne e o câmera Matthew Goddard foram
detidos na Coreia do Norte e serão expulsos do país, segundo o canal de televisão britânico, devido às suas reportagens.
O governo de Pyongyang confirmou a expulsão de Wingfield-Hayes em coletiva de imprensa e informou que ele nunca mais poderá retornar ao país, pois sua cobertura estava sendo "pouco respeitosa". Wingfield-Hayes trabalha como correspondente da BBC em Tóquio.
Wingfield-Hayes, Byrne e Goddard foram parados por oficiais norte-coreanos no aeroporto, na sexta-feira (6), quando estavam deixando o país. Segundo a TV britânica, eles foram detidos, interrogados por oito horas e tiveram de assinar uma declaração oficial. Não foi especificado o conteúdo do documento.
A equipe entrou no país em 29 de abril e permaneceu retida até hoje em um hotel da capital, segundo a agência de notícias "EFE". Eles estavam na Coreia do Norte para o 7º Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro congresso do único partido do país em 36 anos.
Cerca de 3 mil membros do partido e mais de 100 jornalistas estrangeiros estão em Pyongyang cobrindo o evento, que deve terminar nesta segunda-feira (9).
A BBC afirma que a equipe estava acompanhando uma delegação de vencedores do Prêmio Nobel, que estavam realizando uma viagem de pesquisa. Jornalista do canal britânico, Stephen Evans permanece em Pyongyang e afirmou que o governo estava insatisfeito com as reportagens de Wingfield-Hayes, que destacavam aspectos da vida no país.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!