quarta-feira, abril 20, 2016

Oposição já tem maioria para aprovar impeachment no Senado

Maioria do Senado é favorável ao afastamento de Dilma  (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilA abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), aprovada pela Câmara dos Deputados no último domingo (17), caminha para ter
aprovação também no Senado Federal, onde precisa apenas de maioria simples para aceitar o início do inquérito, que culmina com o afastamento da petista por 180 dias.

Dos 81 senadores, 48 já declararam publicamente, segundo o jornal Folha de S. Paulo, que votarão favorável ao impedimento da presidente. São necessários 41 votos. Os senadores que estão a favor do governo somam 19. Cinco estão indecisos. Seis preferem não adiantar posicionamento. Os outros três não foram encontrados para comentar.

O pedido de impeachment foi lido na sessão desta terça-feira (19), no plenário do Senado. O presidente, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pediu para que os líderes indiquem os membros da Comissão Especial, que será formada por 21 parlamentares, em 48 horas. A comissão será indicada na próxima terça-feira (26) e terá 10 dias para avaliar o relatório da Câmara. A votação em plenário está prevista para o dia 17 de maio.

Se a Casa confirmar a abertura do processo, uma nova comissão avaliará o caso por seis meses para relatar se a gestora praticou crime de responsabilidade. Na votação final, que culmina com a volta da presidente ou a cassação, após esse período, são necessários dois terços do Senado para referendar o impedimento, o que corresponde a 54 votos dos 81 existentes na Casa.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!