quarta-feira, março 16, 2016

Assassino norueguês diz que lutará pelo nacional-socialismo até a morte

O norueguês Anders Behring Breivik, militante de ultradireita que assassinou 77 pessoas na Noruega em 2011, faz a saudação nazista ao entrar no tribunal que julga uma demanda que apresentou contra o Estado por suas condições de detenção (Foto: Lise Aserud/NTB Scanpix/AP)Anders Behring Breivik, o autor do massacre na Noruega de 2011 no qual 77 pessoas morreram, afirmou nesta quarta-feira que lutará pelo nacional-socialismo "até a morte",
no segundo dia do julgamento no qual exige do Estado melhores condições de detenção.
O detido de 37 anos, que acusa a Noruega de tratamentos desumanos e degradantes, também afirmou que o Estado está há cinco anos tentando matá-lo com seu isolamento.
Em 27 de outubro de 2014, em uma carta enviada à AFP, Breivik anunciou que aderia ao "nacional-socialismo".

Na terça-feira (15), o norueguês fez a saudação nazista ao entrar no tribunal.
Breivik, com a cabeça totalmente raspada, vestido com um terno preto, entrou no ginásio da prisão de Skien (sul), transformado em sala de audiências e, olhando para o local onde a imprensa estava, fez a saudação nazista.

A justiça norueguesa deve se pronunciar sobre uma demanda de Breivik contra o Estado norueguês, acusado de violar duas disposições da Convenção Europeia de Direitos Humanos, que proíbe o tratamento desumano ou degradante e que garante o "direito ao respeito da vida privada" e "à correspondência".
Em 22 de julho de 2011, Breivik matou 77 pessoas, oito delas detonando uma bomba perto da sede do governo em Oslo e 69, em sua maioria adolescentes, a tiros em um acampamento da juventude socialista na ilha de Utoya.
Em 2012, Breivik foi condenado a 21 anos de prisão, pena que pode ser prolongada se a justiça considerar que continua sendo um homem perigoso.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!