quarta-feira, janeiro 20, 2016

RN fecha 2015 com inadimplência abaixo da média do Nordeste

(Foto: Alberto Leandro)A região Nordeste fechou 2015 com a inadimplência em alta em relação as outras regiões do Brasil. De acordo com o indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)
e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), foi registrado um avanço de 7,62% de inadimplentes em comparação a 2014. Porém, o Rio Grande do Norte está com a taxa de inadimplência menor do que a média do Nordeste, de 6,23%.

Em dezembro de 2015, o número de dívidas em atraso de moradores do Rio Grande do Norte cresceu 7,49% em relação a dezembro de 2014. O levantamento ainda aponta que para cada consumidor inadimplente no RN tinha, em média, 1,908 dívidas em atraso. O índice ficou abaixo da média do Nordeste registrada no mês de 1,979 dívidas, e abaixo das 1,924 dívidas verificadas no estado em novembro.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Augusto Vaz, afirmou que o índice está controlado no RN. A inflação e a crise que o país enfrenta são os principais motivos que impedem os potiguares de quitarem suas dívidas.

“Quando estamos no momento de crise, as pessoas tem dificuldade a quitar as dívidas, e consequentemente aumenta a inadimplência. A inflação também corrói a renda do trabalhador, deixando ele com menos poder de compra e de honrar seus compromissos”, explica Vaz.

A justificativa apontada pelo presidente da entidade econômica para o crescimento da taxa de inadimplentes nordestinos é a expansão de crédito oferecida nos últimos anos. Ele completou que a região teve o maior crescimento de inadimplência nos últimos oito anos.

“O crédito liberado foi importante para a economia do Nordeste, gerou crescimento, mas quando chega o momento que a economia trava, essas parcelas não podem ser cumpridas. O nordestino está com dificuldade de quitar essas parcelas que foram liberadas”, argumentou.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!